jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Prefeitura não pode cortar ponto do servidor que participa do júri

0
0
0
Salvar

O Ministério Público Estadual, por intermédio da 32ª Promotoria de Justiça expediu recomendação à Prefeitura de Natal para que se abstenha de cortar o ponto daqueles servidores que são convocados para atuar no Tribunal de Júri Popular. O júri popular é formado por cidadãos sorteados, que possuem o dever e a obrigação de participação sob pena de multa prevista no artigo 436, , do Código de Processo Penal.

A recomendação do MP manda que as Secretarias de Mobilidade Urbana SEMOB- e de Administração e Gestão Estratégica SEGELM- se abstenham de efetuar qualquer desconto nos salários e vencimentos dos servidores que atuaram, estão atuando ou vierem a atuar na função de jurados do Tribunal do Júri.

Na recomendação o MP cita o Juiz Presidente do 2º Tribunal do Júri de Natal, Geomar Brito Medeiros. Ele diz que o corpo de jurados deste 2º Tribunal do Júri, historicamente, tem recebido um bom aporte de pessoas oriundas do quadro de servidores do Município de Natal, e essa energia jurisdicional, que para aqui é carreada através dos agentes Municipais que se transmutam em juízes leigos, faz-se necessária para a efetivação da Justiça que se pratica no próprio território de Natal, e em prol da sociedade natalense.

A Prefeitura de Natal, SEMOB E SEGELM deverão comunicar as providências tomadas diante da recomendação, no prazo de dez dias, ressaltando-se que o seu descumprimento acarretará a tomada das medidas judiciais cabíveis.

  • Publicações3403
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações27
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeitura-nao-pode-cortar-ponto-do-servidor-que-participa-do-juri/113687201
Fale agora com um advogado online