jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Presidente do Tribunal de Justiça dá posse aos primeiros 77 assessores de Juízes na História do Poder Judiciário da Paraíba

há 16 anos
0
0
0
Salvar

por ,

coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano

Mais uma vitória da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Estado para o biênio 2007-2009, sob o comando do desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro: no final da tarde desta segunda-feira, 1º. de setembro, tomaram posse, coletivamente, 77 dos 100 assessores de juízes de Direito do Primeiro Grau cujos cargos foram criados, de forma inédita, na atual Gestão do Poder Judiciário estadual.

Os demais 23 assessores tomarão posse dentro de mais alguns dias, tão logo seja concluído o processo d e avaliação de suas indicações. Essas indicações foram feitas pelos próprios juízes interessados, mas tiveram que passar pelo crivo de uma Comissão especial, que avaliou a capacitação dos candidatos apresentados.

DESEMBARGADOR SAULO

Conforme destacou um dos três oradores da solenidade - o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, presidente da Comissão especial instituída pelo desembargador-presidente Antônio de Pádua -, a seleção foi bastante rígida. E os candidatos finalmente aprovados têm sem dúvidas o conhecimento do Direito e da Organização Judiciária do Estado, entre outras qualidades, que os capacita a assessorarem os magistrados do Primeiro Grau.

- Trata-se de pessoas competentes, que irão prestar relevante apoio aos magistrados paraibanos - ressaltou ainda o desembargador Saulo.

MAGISTRADOS & SOCIEDADE

Mas, pensando bem, não foi somente um êxito da Administração do desembargador-presidente Antônio de Pádua: foi também uma conquista dos juízes de Direito (que, havia anos, alimentavam o desejo de contarem com o assessoramento de pessoas qualificadas) e da própria Sociedade, que passará a ter uma prestação jurisdicional mais célere.

Além do desembargador-presidente, compuseram a Mesa dos Trabalhos, durante a posse, os desembargadores Saulo Henriques de Sá e Benevides, Leôncio Teixeira Câmara e Joás de Brito Pereira Filho, o secretário administrativo do TJ-PB, Dr. Paulo Romero Ferreira; os juízes-auxiliares da Presidência da Corte, Drs. Marcos Aurélio Jatobá Filho e Rodrigo Marques Silva Lima; o secretário-geral do Tribunal, bacharel Robson de Lima Cananéa; o secretário de Recursos Humanos José Antônio Coelho Cavalcanti; o coordenador de Recursos Humanos do TJ-PB, Dr. Einstein Roosevelt Leite; o juiz Alexandre Targino Gomes Falcão (representando os juízes de Primeiro Grau); e o juiz Antônio Silveira Neto, eleito no sábado passado como novo presidente da AMPB (Associação dos Magistrados da Paraíba), sucedendo no cargo ao juiz Marcos Coelho de Salles.

Estavam ainda presentes, entre muitas outras autoridades, os juízes-diretores dos Fóruns Cível e Criminal da Comarca da Capital, respectivamente os Drs. Herbert Lisboa e Carlos Beltrão Martins Filho. Empossandos, familiares, convidados e magistrados lotaram completamente o Auditório "Ministro Alcides Vieira Carneiro", no primeiro andar do Palácio da Justiça, onde ocorreu a solenidade de posse.

INÉDITA & HISTÓRICA

Falando em nome dos juízes de Primeiro Grau, o Dr. Alexandre Targino ressaltou a importância da criação dos cargos de assessores de juízes na Administração do desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro. Anteriormente, nos quadros do Judiciário paraibano, não existia a figura do assessor de juiz - embora desembargadores, ministros e conselheiros integrantes deste Poder com eles contem há muito tempo.

Atendendo aos justos anseios dos magistrados paraibanos, a sugestões de desembargadores e à disposição dos demais membros do TJ-PB é que o desembargador-presidente Antônio de Pádua apresentou a idéia ao Tribunal Pleno. Ela foi aceita e aprovada à unanimidade, sob a forma de Resolução. A posse coletiva ocorrida nesta segunda-feira revelou-se, portanto, inédita e histórica.

A matéria seria depois levada pessoalmente à Assembléia Legislativa, pelo desembargador Pádua, sob a forma de projeto de lei. Deste modo, os senhores deputados a transformaram em lei, finalmente sancionada pelo Governo do Estado. Por essa nova legislação, ficam criados 100 cargos de assessores de juízes de Primeiro Grau, a fim de atender ao interesse público, além, evidentemente, do interesse da Justiça.

DESEMBARGADOR PÁDUA

Em sua fala aos novéis assessores de juízes, o desembargador-presidente Antôni o de Pádua lembrou-lhes a necessidade permanente de correção e lealdade para com os juízes que os indicaram. O assessor de magistrado tem que se comportar com toda a dignidade que o cargo exige, honrando o exercício de suas funções e jamais se deixando corromper - o que seria desastroso para sua própria carreira. Mas o presidente do TJ-PB confia tanto na capacidade quanto no caráter dos assessores e assessoras afinal aprovados, que haverão de fazer ótimo trabalho nas Varas e Comarcas em que irão atuar.

O chefe do Poder Judiciário estadual dirigiu palavras de incentivo e orientação aos empossandos, que, assumindo seus cargos comissionados, passarão de imediato a trabalhar nos gabinetes dos magistrados de Primeiro Grau, prestando-lhes apoio e assessoramento, como informa a jornalista Gabriella Guedes, que cobriu a posse para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano.

PRESTANDO COMPROMISSO

Os 77 assessores e assessoras prestaram compromisso, a fim de exerc erem os cargos em comissão de Assessor de Gabinete de Juízo de Primeiro Grau. Tais cargos são caracterizados pelo Símbolo PJ-SFJ-300 no Quadro de Pessoal do Poder Judiciário da Paraíba. Os empossandos foram para eles nomeados mediante Portarias assinadas pelo desembargador-presidente do TJ-PB e publicadas no de 21 de agosto próximo passado. Têm lotação nas Comarcas respectivamente indicadas.

Esses compromissados apresentaram seus respectivos documentos, exigidos por lei, e preencheram as demais formalidades regulamentares. O termo de posse coletivo foi então assinado não apenas pelo presidente do TJ-PB, desembargador Antônio de Pádua, mas também pelo secretário-geral da mais alta Corte de Justiça do Estado, bacharel Robson de Lima Cananéa, e por todos os empossados.

AVALIAÇÕES AINDA EM CURSO

Também na tarde desta segunda-feira, o secretário-geral do TJ-PB, bacharel Robson Cananéa, forneceu à Coordenadoria de Comunicação Social a lista completa com os nomes dos 77 empossandos, indicando-se aind a as Comarcas para as quais foram respectivamente nomeados. Esta lista foi transmitida ao setor de Comunicação do TJ-PB pela analista judiciária Carmen Estelita Rodrigues, assessora da COREHU (Coordenadoria de Recursos Humanos do TJ-PB), dirigida pelo Dr. Einstein Roosevelt Leite e órgão integrante da Secretaria de Recursos Humanos do Tribunal paraibano.

Na próxima quinta-feira, dia 4 de setembro, a Comissão de avaliação, sob o comando do desembargador Saulo, dará prosseguimento às entrevistas com os últimos candidatos indicados, de modo que, o mais breve possível, possam ser também nomeados e empossados os 23 assessores restantes.

OS 77 QUE TOMARAM POSSE

São os seguintes os empossados, por Comarcas:

COMARCA DA CAPITAL:

ABELARDO MAIA DE ALBUQUERQUE FILHO ANA RAQUEL DE SOUSA E SILVA COUTINHO

BRUNO ANDERSON SANTOS DA SILVA

CELSO ANTÔNIO RODRIGUES DA FONSECA JÚNIOR

CÍNTHIA DE SOUSA FACUNDO

DANYELLE CAETANO RAMALHO

DIEGO RAPHAEL DA CUNHA VIÉGAS

ÉLCIA GAIO NEZELLO

FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES JÚNIOR

HELOÍSA HELENA VITAL MAIA

HERLAINE ROBERTA NOGUEIRA DANTAS

ISABELLE BRAGA GUIMARÃES

JULIANA DE CASTRO FARIAS

KELLY CRISTINA NUNES BARBOSA

LUANA MAGALLE PESSOA DA COSTA

LUCÉLIA SOUZA DE ABREU

MARIA DE FÁTIMA DA CRUZ MIRANDA

MARIA VIRGINIA FARO ELOY DUNDA

NADJA ÉLIDA DA NÓBREGA CRISPIM

NEY SOBRINHO CHAVES

PAULIANA DA SILVA TIBÚRCIO

PRISCILA MENDES AMARANTE

PRISCILA SALES AZEVEDO LINS

RENAN BRANDÃO DE MENDONÇA

ROBERIO VILARIM TEIXEIRA NETO

STOESSEL WANDERLEY DE SOUSA NETO

SUELLEN DANTAS DOS SANTOS

THIAGO NUNES ABATH CANANÉA

VANESSA NEVES SERAFIM

WALESKA VIEIRA VITA

WENDELL SORRENTINO MARTINS.

COMARCA DE CAMPINA GRANDE:

ALLANA KARLA COSTA DOS SANTOS

ANTÔNIO TRAJANO DE CARVALHO

DANIEL DE ATAÍDE MARTINS

ELIANE DE SOUZA MARANHÃO

ELIANE VIEIRA MACEDO

JAÍLSON LIMA MOURA

MARCELA MOTTA DE ALMEIDA

MARIA CREUZA LEONARDO DE ALENCAR

MASSILLÂNIA FERREIRA GOMES

RENATA MARIA BRASILEIRO SOBRAL

TERESA RACQUEL GONÇALVES DE MOURA LUCENA

VIVIANNE FREITAS OLIVEIRA

COMARCA DE CAAPORÃ:

RAFAEL CANTO VELOSO DA SILVEIRA

COMARCA DE ALHANDRA:

DANIELE MARIA TABOSA MACHADO

COMARCA DE SAPÉ: ANA MARIA DE ANDRADE IMPERIANO

COMARCA DE SANTA RITA: ANA CARLA MAGLIANO DE ALMEIDA

CIBELE PINTO DE FIGUEIREDO MOURA

WILLIANNA SOUSA DE FARIAS

COMARCA DE CABEDELO:

ALEXANDRA MENEZES CAVALCANTI DOS SANTOS

CAROLINA MONTENEGRO MENEZES DE ARAÚJO

COMARCA DE BAYEUX:

FERDINANDO HOLANDA DE VASCONCELOS

KARINA DE ALMEIDA ROLIM

COMARCA DE MAMANGUAPE:

MAYRA CLAUDIENE RAMALHO DE ARAÚJO

COMARCA DE TAPEROÁ:

GABRIELA NUNES LUCENA

COMARCA DE PATOS:

HERBERT WILLIAM ARANTES MARTINS

IVAN RODRIGUES VIANA SEGUNDO

KATYANA ALENCAR MARTINS

COMARCA DE CAJAZEIRAS:

CARLA LAINE SOUZA OLIVEIRA

CÍCERO ERNANY ALVES QUERINO

MARIA MÔNICA DE ALMEIDA

COMARCA DE ITAPORANGA:

GABRIELA DE SOUSA ALMEIDA FERREIRA

JAÍLMA ALVES DE SOUSA

COMARCA DE SOUSA:

FÁBIO WACEMBERG SARDA

GRACE QUEIROGA DE OLIVEIRA

NAYANNE SONALLE CAVALCANTE DE OLIVEIRA

COMARCA DE CONCEIÇÃO:

CÍRIA ROSSANA CARVALHO DE FIGUEIREDO SOUSA

COMARCA DE COREMAS:

VALESKA DASAIEV BEZERRA DE MORAIS ALVES

COMARCA DE CATOLÉ DO ROCHA:

JOSÉ RODRIGUES NETO SEGUNDO

COMARCA DE GUARABIRA:

EDUARDO PORDEUS SILVA

KALLYANDRA FERREIRA SOARES

COMARCA DE ARARUNA:

DANIELLE SOLANO MACEDO DE BRITO

COMARCA DE SOLÂNEA:

RIVANDO VIANA DE LIMA E COSTA

COMARCA DE POCINHOS:

SUZANA DE OLIVEIRA NÓBREGA

COMARCA DE ITABAIANA:

MARYLAND RODRIGUES MARQUES

COMARCA DE QUEIMADAS:

CARLOS BRÁULIO DA S. CHAVES

DANIELLE CRISTIANE DE SOUZA DANTAS.

">document.write (document.getElementById ('texto').value)

ASCOM/TJ-PB

  • Publicações5740
  • Seguidores62
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações399
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tribunal-de-justica-da-posse-aos-primeiros-77-assessores-de-juizes-na-historia-do-poder-judiciario-da-paraiba/103356
Fale agora com um advogado online