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17 de Maio de 2024

Primeiro Mestre Surdo da Ufam

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O novo mestre criou cerca de 50 sinais em LÍBRAS para explicar a Teoria da Complexidade de Edgar Morin

Professor Hamilton Pereira Rodrigues durante a aprovação de sua dissertação

Por Márcia Grana

Equipe Ascom

Com uma trajetória marcada por pioneirismos, o coordenador do curso de Letras Líbras, professor Hamilton Pereira Rodrigues é, além do primeiro docente surdo concursado da Universidade Federal do Amazonas em Manaus, o primeiro aluno surdo a conquistar o título de mestre junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSCA), com dissertação defendida na noite da quarta-feira, 27.

Com o trabalho 'A Interpretação da Amazônia na Língua Brasileira de Sinais – Líbras: um estudo de caso no PPGSCA', orientado pela professora Rosemara Staub, Hamilton criou cerca de 50 sinais em Líbras para explicar a Teoria da Complexidade de Edgar Morin.

"No início, tive muita dificuldade de acesso ao conteúdo das disciplinas ministradas no Programa. As aulas, as provas e a estrutura eram voltadas para alunos ouvintes. Além disso, os intérpretes de Líbras não conseguiam alcançar com precisão as mensagens dos conteúdos mais complexos do curso e isso me deixava desanimado, angustiado. Quando ingressei no PPGSCA, minha proposta era fazer um trabalho voltado para a Antropologia e eu trabalharia com comunidades indígenas em São Gabriel da Cachoeira. Mas, diante de tantos desafios, minha orientadora, a professora Rosemara Staub sugeriu que fizéssemos alterações para que eu pudesse contribuir cientificamente em um campo onde ainda há muito a ser feito. Então, meu trabalho foi colocar o conteúdo da Teoria da Complexidade, de Edgar Morin, em Língua de Sinais e me sinto muito orgulhoso dessa missão cumprida", afirmou o pesquisador.

Desafios vindouros

Ele declarou, ainda, que o próximo passo é tentar o doutorado, em breve. "Apesar de ainda estar muito emocionado por ser o primeiro surdo a conquistar o mestrado pela Ufam e isso ser um marco tanto para a Universidade como para a ciência na Amazônia, sei que isso vai abrir espaço para que outros surdos se sintam estimulados a realizarem seus sonhos de ingressar na Universidade e conquistar um mestrado ou um doutorado, embora os avanços em termos de inclusão sejam conquistados lentamente. Ainda há muito a ser feito para tornar o conteúdo científico acessível para os surdos e pretendo intensificar isso em meu doutorado."

Categoria: Comunicação / Noticias Bloco Esquerdo

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