Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Primeiro Mestre Surdo da Ufam

    há 6 anos

    O novo mestre criou cerca de 50 sinais em LÍBRAS para explicar a Teoria da Complexidade de Edgar Morin

    Professor Hamilton Pereira Rodrigues durante a aprovao de sua dissertao Professor Hamilton Pereira Rodrigues durante a aprovação de sua dissertação

    Por Márcia Grana

    Equipe Ascom

    Com uma trajetória marcada por pioneirismos, o coordenador do curso de Letras Líbras, professor Hamilton Pereira Rodrigues é, além do primeiro docente surdo concursado da Universidade Federal do Amazonas em Manaus, o primeiro aluno surdo a conquistar o título de mestre junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSCA), com dissertação defendida na noite da quarta-feira, 27.

    Com o trabalho 'A Interpretação da Amazônia na Língua Brasileira de Sinais – Líbras: um estudo de caso no PPGSCA', orientado pela professora Rosemara Staub, Hamilton criou cerca de 50 sinais em Líbras para explicar a Teoria da Complexidade de Edgar Morin.

    "No início, tive muita dificuldade de acesso ao conteúdo das disciplinas ministradas no Programa. As aulas, as provas e a estrutura eram voltadas para alunos ouvintes. Além disso, os intérpretes de Líbras não conseguiam alcançar com precisão as mensagens dos conteúdos mais complexos do curso e isso me deixava desanimado, angustiado. Quando ingressei no PPGSCA, minha proposta era fazer um trabalho voltado para a Antropologia e eu trabalharia com comunidades indígenas em São Gabriel da Cachoeira. Mas, diante de tantos desafios, minha orientadora, a professora Rosemara Staub sugeriu que fizéssemos alterações para que eu pudesse contribuir cientificamente em um campo onde ainda há muito a ser feito. Então, meu trabalho foi colocar o conteúdo da Teoria da Complexidade, de Edgar Morin, em Língua de Sinais e me sinto muito orgulhoso dessa missão cumprida", afirmou o pesquisador.

    Desafios vindouros

    Ele declarou, ainda, que o próximo passo é tentar o doutorado, em breve. "Apesar de ainda estar muito emocionado por ser o primeiro surdo a conquistar o mestrado pela Ufam e isso ser um marco tanto para a Universidade como para a ciência na Amazônia, sei que isso vai abrir espaço para que outros surdos se sintam estimulados a realizarem seus sonhos de ingressar na Universidade e conquistar um mestrado ou um doutorado, embora os avanços em termos de inclusão sejam conquistados lentamente. Ainda há muito a ser feito para tornar o conteúdo científico acessível para os surdos e pretendo intensificar isso em meu doutorado."

    Categoria: Comunicação / Noticias Bloco Esquerdo

    • Publicações10
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações278
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/primeiro-mestre-surdo-da-ufam/561855573

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)