jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

PRR3 obtém execução imediata de pena imposta a réu que fraudou INSS

Decisão do TRF3 segue entendimento firmado pelo STF de que execução da pena pode começar após decisão de segunda instância

há 8 anos
0
0
0
Salvar

A Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3) recorreu e obteve a execução imediata de pena imposta a um réu que teve condenação confirmada pela segunda instância por fraude em benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A pena foi de dois anos e oito meses de reclusão, substituída por prestação de serviços à comunidade ou à entidade pública.

No recurso chamado embargos de declaração, a PRR3 requereu a execução imediata da condenação sem necessidade de aguardar exame de recursos nos tribunais superiores, de acordo com entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que teve manifestação favorável do Ministério Público Federal.

Em julgamento de um habeas corpus, em fevereiro, o STF, por maioria, admitiu que o início da execução da pena após a confirmação da sentença pela segunda instância não ofende o princípio constitucional da presunção da inocência. Isso porque, de acordo com o relator do caso, ministro Teori Zavascki, a manutenção da condenação pelos tribunais de segunda instância encerra a análise de fatos e provas que fundamentaram a condenação, o que autoriza o início da execução da pena.

“Restabeleceu-se, assim, a prática forense anteriormente existente após a promulgação da Constituição Federal de 1988 até o ano de 2009, que entendia que, pela ausência de efeito suspensivo nos recursos especial e extraordinário, há a possibilidade de execução da pena”, sustentou a procuradora regional da República Denise Neves Abade.

A 2ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF3) deu provimento aos embargos da PRR3 para o início imediato do cumprimento da pena.

Processo: 0016953-23.2008.4.03.6181

  • Publicações37267
  • Seguidores709
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prr3-obtem-execucao-imediata-de-pena-imposta-a-reu-que-fraudou-inss/390562704
Fale agora com um advogado online