jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024

PSDB questiona suspensão de direitos políticos sem trânsito em julgado

há 15 anos
0
0
0
Salvar

O PSDB ajuizou nesta segunda-feira (17) uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 164) contra decisões judiciais que têm permitido, segundo a legenda, a suspensão de direitos políticos por ações de improbidade administrativa, sem o trânsito em julgado das decisões.

A Lei 8.429 /92, que trata dos crimes de improbidade, determina em seu artigo 20 que a perda da função política e suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória. Este dispositivo é confirmado pelo artigo 37 , parágrafo 4º da Constituição Federal , diz o partido.

Dessa forma, fica claro que as sentenças condenatórias, proferidas em ação civil pública, que determinam a cassação de direitos políticos, não podem ser executadas de forma provisória. Contudo, afirma o PSDB, diversas decisões judiciais têm determinado a perda dos direitos sem o devido trânsito em julgado das ações de improbidade administrativa.

Para a legenda, as decisões questionadas violam o princípio da segurança jurídica. As decisões trazidas à baila destoam entre si: uma no sentido da possibilidade de cassar direitos políticos antecipadamente e outras em sentido contrário. Por meio da ação, o PSDB sustenta, ainda, que as decisões afrontam o princípio do devido processo legal, da presunção da inocência, além de desrespeitar os artigos 15 , III e IV e 37 , parágrafo 4º , da Constituição Federal de 1988.

O PSDB pede que o Supremo fixe o entendimento de que a perda de direitos políticos só pode ser efetivada após decisão irrecorrível, e que esse entendimento seja seguido por todas as autoridades judiciárias e administrativas do país.

MB /LF

  • Publicações30562
  • Seguidores629111
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações337
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/psdb-questiona-suspensao-de-direitos-politicos-sem-transito-em-julgado/810803
Fale agora com um advogado online