jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Quais os requisitos da lesão de acordo com o Código Civil de 2002? - Kelli Aquotti Ruy

há 16 anos
0
0
0
Salvar

A lesão (artigo 157 do CC/02), vício do negócio jurídico que não tinha previsão no Código Civil de 1916 , consiste na desproporção existente entre as prestações do negócio jurídico em face do abuso de uma necessidade ou da inexperiência de uma das partes e causa sua invalidade.

Para a caracterização da lesão são necessários dois requisitos técnicos: o primeiro requisito é OBJETIVO - trata da desproporção entre as prestações pactuadas, estabelecidas no contrato, ou seja, se refere à equivalência prestacional; o segundo requisito é SUBJETIVO que está relacionado com o estado psicológico das partes - trata do abuso da necessidade ou da inexperiência de uma das partes.

Para Caio Mário a caracterização da lesão não se dá apenas com a existência do dano, mas também se exige que o contratante tenha a intenção de abusar do estado de necessidade ou inexperiência da outra parte, isto é, há a necessidade do dolo de aproveitamento.

No entanto, ensina-nos o professor Pablo Stolze, e o STJ tem decidido neste sentido (Resp 434687/RJ) , que o codificador não exigiu o dolo de aproveitamento.

Fonte: SAVI

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876146
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2918
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-os-requisitos-da-lesao-de-acordo-com-o-codigo-civil-de-2002-kelli-aquotti-ruy/111824
Fale agora com um advogado online