jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024

Qual a natureza jurídica da caução exigida na execução provisória? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

há 13 anos
1
1
0
Salvar

De acordo com Daniel Assumpção Neves, há grande discussão doutrinária acerca da natureza jurídica desta caução, mas duas são as principais correntes.

A primeira, encabeçada por Ovídio Baptista, entende que a natureza jurídica desta caução é de garantia legal, já que chegado o momento de ser prestada, ela é exigida independente de qualquer requisito. Outros (por exemplo, o Ministro do STJ Teori Albino Zavascki entendem que esta caução tem natureza cautelar, pois estaria condicionada à existência dos pressupostos periculum in mora e fumus boni iuris.

Nas lições do mesmo Professor Daniel, na prática vem prevalecendo a primeira corrente, não havendo muita margem para discussão da necessidade (representados pelos pressupostos periculum in mora e fumus boni iuris) da caução ou não.

Fonte:

Curso Intensivo II da Rede de Ensino LFG Professor Daniel Assumpção Neves.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876110
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1958
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-natureza-juridica-da-caucao-exigida-na-execucao-provisoria-aurea-maria-ferraz-de-sousa/2560465
Fale agora com um advogado online