jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Quem é Cristiano Zanin, o novo ministro do STF e o que podemos esperar?

Publicado por Anna Luiza Cremonezi
há 11 meses
36
0
74
Salvar

(Reprodução: Google Imagens)

Cristiano Zanin é um renomado advogado brasileiro, conhecido por sua atuação no campo do direito penal e, principalmente, no âmbito do direito criminal empresarial. Ele é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), uma das principais instituições de ensino jurídico do Brasil. Além disso, ele possui mestrado em Direito Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Zanin ganhou destaque na mídia e no cenário jurídico brasileiro por seu envolvimento em casos de grande repercussão. Um dos casos mais conhecidos em que atuou foi a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Zanin liderou a equipe de advogados responsáveis por defender Lula nas investigações da Operação Lava Jato e em processos relacionados a ele, como o caso do tríplex do Guarujá.

Além disso, Zanin também se envolveu na defesa de empresas e empresários acusados de crimes financeiros e corrupção. Ele representou a construtora Odebrecht, uma das principais empresas envolvidas na Operação Lava Jato, assim como outros executivos e empreiteiros do setor.

Cristiano Zanin é reconhecido por sua habilidade argumentativa e conhecimento técnico, sendo considerado um dos advogados criminalistas mais influentes do Brasil. Sua atuação em casos complexos e de grande repercussão tem gerado debates e opiniões divergentes na sociedade brasileira, o que é comum em situações envolvendo figuras públicas e temas polêmicos.

O novo ministro substitui Ricardo Lewandowski, que deixou a corte superior em 11 de maio desse ano.

O Supremo Tribunal Federal (STF) é composto por 11 ministros, chamados de ministros da Suprema Corte. Cada um desses ministros é indicado para o cargo pelo Presidente da República, devendo ser aprovado pelo Senado Federal.

Com ele, temos 7 ministros indicados pelo Partido dos Trabalhadores (junto com Carmen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux, Rosa Weber, Roberto Barroso e Edson Fachin), veja a formação completa:

1. Ministro Luiz Fux - Foi indicado para o cargo em 2011 pela então presidente Dilma Rousseff.

2. Ministra Rosa Weber - Foi indicada para o cargo em 2011 pela então presidente Dilma Rousseff.

3. Ministro Alexandre de Moraes - Foi indicado para o cargo em 2017 pelo presidente Michel Temer.

4.Ministro André Mendonça - Foi indicado para o cargo em 2021 pelo presidente Jair Bolsonaro.

5. Ministra Cármen Lúcia - Foi indicada para o cargo em 2006 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

6. Ministro Gilmar Mendes - Foi indicado para o cargo em 2002 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

7. Ministro Nunes Marques - Foi indicado para o cargo em 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro.

8. Ministro Luís Roberto Barroso - Foi indicado para o cargo em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff.

9. Ministro Edson Fachin - Foi indicado para o cargo em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff.

10. Ministro Dias Toffoli - Foi indicado para o cargo em 2009 pela então presidente Dilma Rousseff.

  • Sobre o autorTransformando obstáculos legais em caminhos para a justiça na saúde.
  • Publicações24
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9532
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quem-e-cristiano-zanin-o-novo-ministro-do-stf-e-o-que-podemos-esperar/1872494449
Fale agora com um advogado online