jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Recurso discute a constitucionalidade da citação por hora certa

Publicado por Última Instância
há 11 anos
0
0
0
Salvar

O STF (Supremo Tribunal Federal) irá discutir em plenário a constitucionalidade da citação por hora certa prevista no CPP (Código de Processo Penal).

Trazido do CPC (Código de Processo civil), a chamada citação por hora certa estabelece ao réu que se oculta a possibilidade de ser citado por meio de qualquer pessoa da família, se não estiver presente no dia e hora designado.

O recurso contesta a aplicabilidade do artigo 362 do CPP, à luz dos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa (artigo 5º, inciso LV) e do artigo 8º, item 2, alínea b, da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. O impetrante do Recurso sustenta a existência de cerceamento à própria defesa ante a continuidade do feito, uma vez que o acusado tem o direito de ser pessoalmente informado da acusação q...

Ver notícia na íntegra em Última Instância

  • Publicações24230
  • Seguidores79
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações32
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recurso-discute-a-constitucionalidade-da-citacao-por-hora-certa/100249851
Fale agora com um advogado online