jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Rescisão do contrato de trabalho pela ausência de exame demissional

Publicado por COAD
há 12 anos
2
0
0
Salvar

A Equipe Técnica ADV disponibilizou no site nesta terça-feira (9/10) estudo, que traz a lume uma questão polêmica diante da inexistência de dispositivo legal prevendo que a inobservância da imposição de realização de exame médico, por conta do empregador, quando da demissão do empregado, acarreta a nulidade da dispensa com imediata reintegração do demitido.

O artigo 168, incisos I e II, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), obriga a realização do exame médico, tanto na admissão, quanto na demissão. Se o empregado não for portador de doença ocupacional, não há que se falar na nulidade da despedida, tampouco na reintegração do mesmo em suas funções laborais. Contudo, caso não seja efetivado o exame médico demissional ressaltado anteriormente, a empresa sofrerá infração administrativa, na amplitude do que prevê o artigo 201 da CLT.

Confira: Rescisão do contrato de trabalho Ausência de exame demissional

FONTE: Equipe Técnica ADV

  • Publicações40292
  • Seguidores1093
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações914
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rescisao-do-contrato-de-trabalho-pela-ausencia-de-exame-demissional/100118502
Fale agora com um advogado online