jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Salário atrasado: como proceder?

Publicado por Bruna Mafra
há 4 anos
1
0
0
Salvar

O inadimplemento salarial por parte do empregador pode causar prejuízos irreparáveis para o empregado, porque o salário tem o que chamamos de “caráter alimentar”, ou seja, é dele que os trabalhadores tiram sua alimentação básica.

Dessa forma, casos haja atraso no pagamento do salário caberá ao empregado ingressar com reclamação trabalhista pleiteando o reconhecimento da rescisão indireta, de forma que haverá o fim da relação empregatícia pleiteada pelo trabalhador.

Só que em razão da falta grave cometida pelo empregador em descumprir obrigação essencial ao contrato, o funcionário deverá receberá as mesmas verbas de uma demissão sem justa causa.

Além disso, o empregado que se sentir lesado em sua esfera extrapatrimonial poderá pleitear também indenização por danos morais, como comumente ocorre em casos de inadimplemento de contas essenciais – como água e energia – que podem resultar em prejuízos imensuráveis.

Sobre o tema, o Tribunal Superior do Trabalho já tem jurisprudências no sentido de considerar que em casos de reincidência de atrasos salariais, o dano moral é presumido, em razão do estado de apreensão permanente do empregado, que fica privado de verba alimentar indispensável à sua subsistência.

  • Publicações7
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações35
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/salario-atrasado-como-proceder/863677100
Fale agora com um advogado online