jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Salário maternidade é devido para mães desempregadas

É necessário que seja segurada da Previdência Social na data do parto.

Publicado por Rayanna Felberg
há 3 anos
1
0
0
Salvar

O salário-maternidade é o benefício previdenciário a ser pago à segurada do Regime Geral de Previdência Social em virtude do nascimento de filho, inclusive nos casos de aborto não criminoso, natimorto, adoção ou guarda judicial para este fim.

O benefício pode ser fixado em até 28 (vinte e oito) dias antes do parto e a data da ocorrência deste, exceto para as mães desempregadas, que estão em período de manutenção da qualidade de segurado (a), para as quais o benefício será devido a partir do nascimento da criança.

Em casos de adoção, para que o adotante consiga receber, além de também ser necessário ser segurado (a) da Previdência Social, é necessário que conste na nova certidão de nascimento da criança ou no termo de guarda para fins de adoção, o nome do adotante ou do guardião.

Tratando-se de salário-maternidade urbano é necessário possuir a qualidade de segurado (a) na data do parto. Mães que nunca trabalharam de carteira assinada ou contribuíram não estão asseguras do direito.




  • Publicações1
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações70
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/salario-maternidade-e-devido-para-maes-desempregadas/1134610142
Fale agora com um advogado online