jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Salvo conduto a executado trabalhista ameaçado de prisão

há 15 anos
0
0
0
Salvar

>

Brasília, 17/07/09 - A Defensoria Pública da União em Santa Catarina (DPU/SC) conseguiu liminar em Habeas Corpus (HC) contra a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. O TRT havia indeferido o pedido de HC impetrado contra ato do Juiz da 2ª Vara do Trabalho de Florianópolis, que determinou a prisão civil do assistido da DPU, caso não houvesse a quitação do débito ou a apresentação dos bens penhorados.

A decisão, proferida pelo Ministro Milton de Moura França, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, foi emitida em 15 de julho e determina a expedição de salvo conduto em favor do paciente e comunicação das autoridades impetradas.

Segundo André Dias Pereira, Defensor Público Federal titular do Ofício Regional que impetrou o HC perante o TST, "a liminar concedida veio restabelecer a ordem constitucional, que não mais admite a prisão civil do depositário infiel, em razão do Brasil ter ratificado a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, que veda a medida coercitiva".

  • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
  • Publicações7651
  • Seguidores4493
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/salvo-conduto-a-executado-trabalhista-ameacado-de-prisao/1547867
Fale agora com um advogado online