jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Seminário O Que é Defensoria Pública?

há 13 anos
0
0
0
Salvar

O Movimento pela Criação da Defensoria Pública de Santa Catarina vai realizar, no período de 13 a 15 de abril, no Auditório do Centro Sócio Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, o Seminário "O Que é Defensoria Pública?".

Na ocasião, defensores públicos de todo o país e personalidades do universo jurídico vão ministrar palestras sobre a atuação da instituição e sua importância para a efetivação da cidadania.

De acordo com a Associação Nacional dos Defesores Públicos (ANADEP), em todos os demais estados brasileiros que, em cumprimento à Constituição, criaram a Defensoria Pública, é notório que o modelo público é menos oneroso para os cofres públicos.

Para a ANADEP, é direito da população carente ter seus direitos defendidos da maneira justa e de qualidade, conforme destaca o atual presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cesar Peluso: o rico pode contratar um advogado extremamente competente. O pobre tem de se contentar, quando há, com o advogado dativo, que muitas vezes trabalha para empurrar os casos com a barriga. A Constituição criou as Defensorias Públicas, mas os governadores não as criam. (...). A função do presidente do CNJ é abrir a boca e dizer que as Defensorias Públicas são importantíssimas e não podem continuar como estão."

De acordo com a professora Maria Aparecida Caovilla, mestre em Direito e uma das líderes do Movimento Defensoria Pública em Santa Catarina Direito Sonegado, desde a promulgação da Constituição de 1988, tem sido negado à população de Santa Catarina o direito à assistência jurídica gratuita. Santa Catarina continua na contramão da história, por trabalhar com defensores dativos".

Segundo o presidente da ANADEP, André Castro, a criação da Defensoria Pública em Santa Catarina é uma das prioridades da associação em 2011."Precisamos sensibilizar o Governo do Estado para a necessidade e importância de se criar a instituição, que vai beneficiar toda a comunidade carente de Santa Catarina."

Com o lema Defensoria Pública para quem precisa, Justiça para todos, representantes de movimento sociais e populares entregaram, no dia 30 de junho de 2010, o primeiro projeto de lei de iniciativa popular a tramitar no parlamento catarinense, assinado por mais de 48 mil cidadãos.

A matéria prevê a implantação da Defensoria Pública no Estado de acordo com o que está estabelecido pela Constituição, e assegura direito à assistência jurídica integral e gratuita aos necessitados. A conquista é fruto de uma luta de lideranças sociais deflagrada em 2006, que engajadas no Movimento pela Criação da Defensoria Catarinense recolheram as assinaturas.

Serviço

Seminário "O que é Defensoria Pública?"

Data: 13 a 15 de abril de 2011

Horário: 8h20 às 22h

Local: Auditório do Centro Sócio Econômico - Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima Trindade - Florianópolis - Santa Catarina

Fonte: Conjur

  • Publicações4185
  • Seguidores68
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-o-que-e-defensoria-publica/2649390
Fale agora com um advogado online