jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Senado aprova indicação de Fachin

Novo ministro do STF foi referendado por 52 votos a favor e 27 contra; três senadores não votaram

Publicado por Francisco Luciano
há 9 anos
20
0
5
Salvar

O advogado Luiz Edson Fachin é o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Com 79 dos 81 senadores presentes, o plenário do Senado aprovou por 52 votos a favor e 27 contra a indicação de Fachin para a vaga ocupada até o ano passado por Joaquim Barbosa. A votação foi secreta.

Fachin tem 57 anos, é gaúcho e fez carreira no Paraná. Foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para assumir a vaga deixada por Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado.

Após a indicação, Fachin trabalhou para contornar polêmicas em relação a posições que havia externado a respeito de temas ligados à família, à propriedade e à política. Para isso, contratou uma equipe de assessoria de imprensa e lançou uma campanha nas redes sociais para tentar esclarecer, com vídeos, essas polêmicas.

Antes da votação no plenário do Senado, o novo ministro enfrentou uma sabatina de 11 horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Na mais longa sabatina a um pretendente ao cargo de mnistro do Supremo já registrada no Senado, o advogado tentou se descolar das polêmicas ligadas a seu nome e do suposto vínculo com o PT.

Ao responder a quesationamentos dos senadores, Fachin afirmou que não teria dificuldade em julgar nenhum partido caso se torne ministro do STF. Na CCJ, o nome do jurista foi aprovado por 20 votos a 7.

Fonte: http://www.estadao.com.br/aovivo/luiz-fachin-stf

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações30
  • Seguidores202
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-aprova-indicacao-de-fachin/189571870
Fale agora com um advogado online