jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Solto! Jovem envolvido na morte do menino João Hélio ganha a liberdade

Publicado por Espaço Vital
há 14 anos
0
0
0
Salvar

Um dos quatro acusados de envolvimento na morte do menino João Hélio, que foi arrastado por 7 km no subúrbio do Rio durante um assalto em 2007, foi solto, ontem (18) segundo o TJ do Rio. Depois de cumprir três anos de medida socioeducativa, ele, que era o único menor suspeito do crime, foi liberado pouco depois de completar a maioridade.

No dia 8 de fevereiro, uma decisão do juiz Marcius da Costa Ferreira, da Vara de Infância e Juventude, afirmava, no entanto, que seria necessário mais tempo para que (ele) se convença das vantagens da mudança de vida, do voluntário afastamento do grupo a que está integrado.

A decisão de primeiro grau dizia ainda que é preciso que ele seja estimulado a participar de outras atividades e grupos socialmente saudáveis, e recomenda que "o jovem e a família continuem a ser atendidos com acompanhamento psicoterápico". O magistrado determina, então, a progressão da medida, inserindo-o no regime de semiliberdade, a ser cumprida no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente. As informações são do saite G1 e do saite Último Segundo.

Na decisão, o magistrado determinou ainda que o acompanhamento psicoterápico deverá ser coordenado pelo Centro de Recurso Integrados de Atendimento ao Adolescente. No regime semiaberto, o preso é solto de dia para trabalhar ou estudar e passa a noite preso. O jovem foi incluído no Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte e ficará em um local sigiloso do Brasil.

Em março de 2007, o jovem foi condenado a três anos de reclusão com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. A norma impõe um limite de três anos de reclusão para menores de 18 anos. Na época do crime, a pena foi considerada branda por uma parcela da população, levantando uma discussão sobre a diminuição da maioridade penal.

Relembre o crime

* No dia 7 de fevereiro de 2007, Rosa Cristina voltava para casa de carro com os filhos João Hélio, de seis anos, e Aline, de 13. Ao parar em um sinal de trânsito em Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio de Janeiro, ela foi abordada por cinco criminosos que ordenaram que saísse do carro.

* Aline e Rosa, que estavam nos bancos da frente, saíram. Quando Rosa tirava o filho do banco de trás, que estava com o cinto de segurança, um deles bateu a porta, e outro arrancou. O corpo foi arrastado por 14 ruas de quatro bairros, totalizando cerca de sete quilômetros.

* Moradores que estavam nas ruas gritavam desesperados ao verem o menino ser levado pelo veículo. Os criminosos fugiram, sendo presos no dia seguinte. Durante as investigações, foi constatado que eles sabiam que o menino estava preso, o que caracterizou o crime como hediondo.

* Carlos Eduardo Toledo Lima, o Dudu, que dirigia o carro, foi condenado a 45 anos de prisão, e Diego Nascimento da Silva, o São Caetano, que estava no banco do carona, recebeu pena de 44 anos e 3 meses. Thiago Abreu Matos e Carlos Roberto da Silva, o Pescocinho, foram condenados a 39 anos - eles não estavam no carro, mas participaram do assalto e deram cobertura no percurso, segundo a sentença.

  • Publicações23538
  • Seguidores516
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações365
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/solto-jovem-envolvido-na-morte-do-menino-joao-helio-ganha-a-liberdade/2089433
Fale agora com um advogado online