Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Solto! Jovem envolvido na morte do menino João Hélio ganha a liberdade

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    Um dos quatro acusados de envolvimento na morte do menino João Hélio, que foi arrastado por 7 km no subúrbio do Rio durante um assalto em 2007, foi solto, ontem (18) segundo o TJ do Rio. Depois de cumprir três anos de medida socioeducativa, ele, que era o único menor suspeito do crime, foi liberado pouco depois de completar a maioridade.

    No dia 8 de fevereiro, uma decisão do juiz Marcius da Costa Ferreira, da Vara de Infância e Juventude, afirmava, no entanto, que seria necessário mais tempo para que (ele) se convença das vantagens da mudança de vida, do voluntário afastamento do grupo a que está integrado.

    A decisão de primeiro grau dizia ainda que é preciso que ele seja estimulado a participar de outras atividades e grupos socialmente saudáveis, e recomenda que "o jovem e a família continuem a ser atendidos com acompanhamento psicoterápico". O magistrado determina, então, a progressão da medida, inserindo-o no regime de semiliberdade, a ser cumprida no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente. As informações são do saite G1 e do saite Último Segundo.

    Na decisão, o magistrado determinou ainda que o acompanhamento psicoterápico deverá ser coordenado pelo Centro de Recurso Integrados de Atendimento ao Adolescente. No regime semiaberto, o preso é solto de dia para trabalhar ou estudar e passa a noite preso. O jovem foi incluído no Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte e ficará em um local sigiloso do Brasil.

    Em março de 2007, o jovem foi condenado a três anos de reclusão com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. A norma impõe um limite de três anos de reclusão para menores de 18 anos. Na época do crime, a pena foi considerada branda por uma parcela da população, levantando uma discussão sobre a diminuição da maioridade penal.

    Relembre o crime

    * No dia 7 de fevereiro de 2007, Rosa Cristina voltava para casa de carro com os filhos João Hélio, de seis anos, e Aline, de 13. Ao parar em um sinal de trânsito em Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio de Janeiro, ela foi abordada por cinco criminosos que ordenaram que saísse do carro.

    * Aline e Rosa, que estavam nos bancos da frente, saíram. Quando Rosa tirava o filho do banco de trás, que estava com o cinto de segurança, um deles bateu a porta, e outro arrancou. O corpo foi arrastado por 14 ruas de quatro bairros, totalizando cerca de sete quilômetros.

    * Moradores que estavam nas ruas gritavam desesperados ao verem o menino ser levado pelo veículo. Os criminosos fugiram, sendo presos no dia seguinte. Durante as investigações, foi constatado que eles sabiam que o menino estava preso, o que caracterizou o crime como hediondo.

    * Carlos Eduardo Toledo Lima, o Dudu, que dirigia o carro, foi condenado a 45 anos de prisão, e Diego Nascimento da Silva, o São Caetano, que estava no banco do carona, recebeu pena de 44 anos e 3 meses. Thiago Abreu Matos e Carlos Roberto da Silva, o Pescocinho, foram condenados a 39 anos - eles não estavam no carro, mas participaram do assalto e deram cobertura no percurso, segundo a sentença.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações355
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/solto-jovem-envolvido-na-morte-do-menino-joao-helio-ganha-a-liberdade/2089433

    Informações relacionadas

    Justiça condena réus do caso João Hélio a 167 anos de prisão

    OAB - Rio de Janeiro
    Notíciashá 15 anos

    Tribunal rejeita recurso no caso João Hélio

    Espaço Vital
    Notíciashá 13 anos

    Condenado pela morte do menino João Hélio pede HC no Supremo

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    Caso Liana Friedenbach e Felipe Caffé: vítimas de um inimputável

    Notíciashá 12 anos

    Condenado no caso João Hélio é preso

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)