jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

STF CONSIDERA PARCIALMENTE PROCEDENTE ADIN DA OAB SOBRE PRECATÓRIOS

Supremo Tribunal Federal (STF) considerou parcialmente procedente a Adins ajuizadas pela OAB e CNI , nesta quarta-feira(13/03) contra parte da EC 62, que alterou a forma de pagamentos dos precatórios. O ministro Luiz Fux acompanhou o voto do ministro relator aposentado Ayres Britto.

há 11 anos
0
0
0
Salvar

Para o presidente da Comissão de precatórios da OAB SP, Marcelo Gatti Reis Lobo, o STF voltou atrás na metodologia de votação e separou a discussão em duas fases: “A primeira discutindo a corpo permanente da Constituição (Art. 100) e a segunda parte visou o art. 97 do ADCT, que trata do regime especial de pagamento”, explica Lobo.

A votação da primeira parte teve 8 votos a 3 favoráveis à ADin da OAB . Caiu a compensação de tributos compusoriamente, atualização monetária pela TR e juros da poupança.

O STF manteve o pagamento prioritário dos credores idosos ou portadores de doenças graves para precatórios de natureza alimentícia (salários e pensões, indenização por acidente de trabalho ou morte por invalidez).

Nesta quinta-feira (14/03), o STF analisará outros aspectos da emenda constitucional, como o prazo fixado de 15 anos para o pagamento dos precatórios e a realização de leilões, que são criticados pela OAB SP, por serem danosos aos credores.

Vídeos detectados neste e-mail Baixar todos os anexos Todos os anexos Só multimídias Só documentos Só executáveis Outros Todas as mídias embutidas neste email Exibir todas as fotos (slideshow) Atenção: anexos podem danificar e expor seu computador a riscos. Saiba mais .

  • Publicações8608
  • Seguidores165
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações34
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-considera-parcialmente-procedente-adin-da-oab-sobre-precatorios/100393263
Fale agora com um advogado online