jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

STF derruba lei que determina registro prévio de contratos públicos no Tribunal de Contas

Publicado por Correio Forense
há 15 anos
0
0
0
Salvar

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou liminar que julgou inconstitucional a Lei 6.209 /93, de Mato Grosso. A norma, suspensa desde 1993, dispunha que todos os contratos públicos entre o governo estadual e empresas particulares dependeriam de registro prévio junto ao Tribunal de Contas do estado.

A decisão aconteceu durante a sessão plenária desta segunda-feira (2), no julgamento de mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 916 , relatada pelo ministro Joaquim Barbosa. A ação, ajuizada pelo governador mato-grossense em 1993, alegava que o dispositivo feria os artigos , 71 , 74 , 75 , 132 e 175 da Constituição Federal . A liminar foi deferida pelo Pleno em novembro de 1993.

Os ministros citaram a existência de precedentes da Corte no mesmo sentido e, por unanimidade, julgaram procedente o pedido.

STF

  • Publicações23551
  • Seguidores639
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações95
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-derruba-lei-que-determina-registro-previo-de-contratos-publicos-no-tribunal-de-contas/730199
Fale agora com um advogado online