jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

STF suspende artigos da MP 927 e define que Covid19 pode ser doença ocupacional

Publicado por Wilson Yamagutt
há 4 anos
1
0
0
Salvar

O pleno do STF, em sessão virtual, julgou em sede liminar, 7 (sete) ADIs que suscitavam a inconstitucionalidade da MP 927. Com relatoria do Ministro Marco Aurélio, que defendia que os artigos 29 e 31 não feriam a Constituição Federal, o Ministro Alexandre de Moraes abriu divergência, no sentido contrário, ou seja, que a existência e validade dos citados dispositivos confrontavam com a essência da própria MP, que já relativizou vários direitos trabalhistas.

Seu entendimento foi seguido por mais 7 ministros, cuja votação pela suspensão dos efeitos dos artigos 29 e 31 se deu pelo placar de 8 a 3.

Então, analisando o contexto, entendemos que a decisão do STF, põe fim à exigência de que o empregado produza a prova de que pegou a COVID 19 na empresa, pois a previsão anterior do art. 29 da MP 927, dispunha que a COVID19 não seria considerada doença ocupacional, EXCETO PROVA EM CONTRÁRIO.

Assim, o ônus da prova de demonstrar que o empregado foi contagiado em ambiente diverso ao do trabalho é do empregador.

Porém a Suprema Corte não reconhece, em sua decisão, de forma automática o nexo de causalidade, mas atribui ao empregador o ônus probatório de que a contaminação não se deu no ambiente laboral.

Portanto, cabe ao empregador o dever de redobrar seus cuidados no sentido de preservar a saúde dos colaboradores, implementando regras de proteção e distanciamento entre eles, se protegendo assim de uma futura e possível demanda judicial.

http://ruthesadvocacia.com.br/stf-suspende-artigos-mp-927/

  • Sobre o autorEscritório de Advocacia e Consultoria Jurídico Trabalhista
  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações116
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-suspende-artigos-da-mp-927-e-define-que-covid19-pode-ser-doenca-ocupacional/842728698
Fale agora com um advogado online