jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

STF suspende liminar que impedia desocupação da TI Marãiwatsédé

Pedido de suspensão de liminar foi apresentado pela Procuradoria Geral da República em 9 de outubro

há 12 anos
0
0
0
Salvar
O Supremo Tribunal Federal atendeu pedido do Ministério Público Federal para suspender a liminar que impedia o retorno de índios xavantes à Terra Indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso.

O pedido de suspensão de liminar apresentado pela Procuradoria Geral da República argumenta que uma posição firme do Judiciário é essencial para garantia da segurança da região, que foi palco recente de conflitos. Há também a preocupação com o desmatamento ilegal, conversão do solo e grilagem de terras que ocorre na região.

O processo deveria ter se iniciado em 1º de outubro. Mas uma liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região impediu que a Funai desse início ao Plano de Ações para Desintrusão. A batalha judicial para demarcação e devolução da Terra Indígena Marãiwatsédé aos xavantes já dura 17 anos.


Secretaria de Comunicação
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408
  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-suspende-liminar-que-impedia-desocupacao-da-ti-maraiwatsede/152106258
Fale agora com um advogado online