jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

S.T.J. decide que I.C.M.S. incide sobre T.U.S.D. e T.U.S.T. nas contas de energia

Publicado por Michel C.
há 7 anos
2
0
0
Salvar

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça concluiu em 21 de março de 2017 o julgamento do Recurso Especial 1.163.020 RS, na qual se discutiu a incidência do ICMS sobre as taxas de uso do sistema de distribuição e transmissão de energia elétrica (TUSD/TUST).

A Corte entendeu que incide o ICMS sobre o valor total do fornecimento de energia, incluídas na base de cálculo – o valor total da operação – a TUSD e a TUST. O Estado do Rio Grande do Sul é parte no recurso. Os demais Estados e o DF atuaram através da Câmara Técnica do Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal, distribuindo memoriais conjuntos e despachando com os ministros da Corte.

Como havia exposto no texto, o posicionamento anterior do Tribunal configurava evidente erro, sendo corrigido nesta ocasião.

  • Publicações3
  • Seguidores70
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações125
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-decide-que-icms-incide-sobre-tusd-e-tust-nas-contas-de-energia/441134785
Fale agora com um advogado online