jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

STJ reconhece que cabe Prisão Domiciliar a sentenciados recolhidos no regime fechado ou semiaberto

Publicado por Camily Neves
há 4 anos
1
0
0
Salvar

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu, em decisão proferida em sede do Agravo Regimental em HC nº 589.442/SP, que é possível o deferimento de prisão domiciliar aos sentenciados recolhidos no regime fechado ou semiaberto quando a peculiaridade concreta do caso demonstrar sua imprescindibilidade.

O art. 117 da LEP estabelece como requisito para o deferimento da benefício o cumprimento da pena no modo aberto, e embora o STJ já tenha se posicionado acerca impossibilidade de concessão da prisão domiciliar quando se tratar de condenação definitiva, tal entendimento foi flexibilizado diante da nova realidade trazida pela pandemia da COVID-19.

Mas para tanto é essencial a demonstração nos autos da situação excepcional autorizadora que ensejaria a concessão da prisão domiciliar, à vistas as situações amparadas na Resolução nº 62 do CNJ.

Fonte: AgRg no HC 589.442/SP, Rel. Ministro RIBEIRO DANTAS, QUINTA TURMA, julgado em 04/08/2020, DJe 13/08/2020.

  • Sobre o autorAdvogada criminalista por vocação, defensora de direitos por convicção.
  • Publicações8
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações490
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-reconhece-que-cabe-prisao-domiciliar-a-sentenciados-recolhidos-no-regime-fechado-ou-semiaberto/920393229
Fale agora com um advogado online