jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

TCDF ALERTA CHEFES DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO QUE PODE NEGAR VALIDADE EM ATOS

0
0
0
Salvar

Lei propõe preferencia de contratação de mão de obra local nas licitações de obras públicas, mas fere a Constituição e a Lei de Licitações . O Tribunal de Contas do Distrito Federal decidiu tomar conhecimento de Representação Conjunta nº 7/08- IMF, por intermédio da qual o Ministério Público questiona a Lei nº 4138 /2008, dispondo acerca da preferência de contratação de mão de obra local nas licitações de obras públicas do Distrito Federal.

Por maioria, o TCDF considerou, com base na Súmula 347 /STF, que o critério de preferência previsto no art. da Lei nº 4138 /08 não guarda conformidade com o disposto nos artigos 22 , XXVII , e 37 , XXI da Constituição Federal . O Distrito Federal não pode legislar sobre normas gerais de licitação e contratação e não deve contrapor-se ao princípio da isonomia.

O TCDF está alertando os Exmos. Chefes dos Poderes Executivo e Legislativo do Distrito Federal que, com base na Súmula 347 /STF e no art. 113 , "caput", da Lei 8.666 /1993, poderá negar validade aos atos praticados sob o esteio da Lei nº 4.138 /08.

O Presidente da Corte de Contas, com base no art. 84 , inciso IX , alínea C, do RI/TCDF, ratificou seu posicionamento de que o TCDF não é a instância competente para apreciar constitucionalidade de Leis.

PROCESSO Nº 17.922/08 - DECISÃO Nº 1.879 /09.-

  • Publicações56
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tcdf-alerta-chefes-dos-poderes-executivo-e-legislativo-que-pode-negar-validade-em-atos/986876
Fale agora com um advogado online