jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

TJ-GO vê fraude à execução e anula ação de direitos hereditários

Publicado por Rafael Rocha Filho
mês passado
1
0
0
Salvar

É considerada fraude à execução a doação de imóvel ou bem familiar após a citação do devedor. Esse foi o entendimento do juízo da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás para reconhecer fraude e anular cessão de direitos hereditários realizada para dificultar ação de execução de valores contra herdeiro.

No caso concreto, o credor tenta receber o pagamento de uma nota promissória desde 2019 no valor aproximado de R$ 250 mil, sem sucesso.

Durante a tramitação do processo, o credor descobriu que um dos devedores havia feito a cessão de seus direitos hereditários em favor de seu irmão e sua cunhada. Diante disso, ele apresentou pedido para reconhecimento da fraude à execução.

O juízo de primeira instância negou o pedido e ele apresentou recurso no Tribunal de Justiça de Goiás. Ao analisar o caso, o relator, desembargador Héber Carlos de Oliveira, explicou que o executado foi citado em 2019 e fez a cessão de seus direitos hereditários em favor do irmão e da cunhada em 2022.

“Em tal contexto, ao contrário do que tenta fazer crer a parte agravada, não se vislumbra que a negociação foi realizada mediante boa-fé e confiança entre os irmãos. A linha temporal da relação negocial indica o contrário, ou seja, demonstração de conduta para prejudicar a satisfação da execução, com a realização de cessão de direitos hereditários levada a cabo após a citação do agravado no processo de execução e a comunicação de tal ato na ação de inventário após a formulação do pedido de penhora pelo exequente”, resumiu. A decisão foi unânime.

O autor foi representado pelo advogado Rafael Bispo da Rocha Filho.

Veja a notícia completa em Conjur.


Se puder, me segue aqui no Jus pra acompanhar meus próximos artigos e recomende a leitura clicando no 👍🏻 lá em cima.

Gostou desse artigo? Se você quiser, compartilha comigo nos comentários o que você achou sobre essa notícia.

Rafael Rocha Filho é advogado, especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas, com atuação em demandas de pessoas e empresas em Empréstimos Bancários, Financiamentos Imobiliários, Processos de Execução, Execução Fiscal, Revisionais de Contratos, Ações de Indenização, Busca e Apreensão de Veículos e Leilões de Imóveis.

Site: www.rochadvogados.com.br

  • Sobre o autorAdvogado - Especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas
  • Publicações210
  • Seguidores1352
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-go-ve-fraude-a-execucao-e-anula-acao-de-direitos-hereditarios/2324575522
Fale agora com um advogado online