Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

TJ-GO vê fraude à execução e anula ação de direitos hereditários

Publicado por Rafael Rocha Filho
há 22 dias

É considerada fraude à execução a doação de imóvel ou bem familiar após a citação do devedor. Esse foi o entendimento do juízo da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás para reconhecer fraude e anular cessão de direitos hereditários realizada para dificultar ação de execução de valores contra herdeiro.

No caso concreto, o credor tenta receber o pagamento de uma nota promissória desde 2019 no valor aproximado de R$ 250 mil, sem sucesso.

Durante a tramitação do processo, o credor descobriu que um dos devedores havia feito a cessão de seus direitos hereditários em favor de seu irmão e sua cunhada. Diante disso, ele apresentou pedido para reconhecimento da fraude à execução.

O juízo de primeira instância negou o pedido e ele apresentou recurso no Tribunal de Justiça de Goiás. Ao analisar o caso, o relator, desembargador Héber Carlos de Oliveira, explicou que o executado foi citado em 2019 e fez a cessão de seus direitos hereditários em favor do irmão e da cunhada em 2022.

“Em tal contexto, ao contrário do que tenta fazer crer a parte agravada, não se vislumbra que a negociação foi realizada mediante boa-fé e confiança entre os irmãos. A linha temporal da relação negocial indica o contrário, ou seja, demonstração de conduta para prejudicar a satisfação da execução, com a realização de cessão de direitos hereditários levada a cabo após a citação do agravado no processo de execução e a comunicação de tal ato na ação de inventário após a formulação do pedido de penhora pelo exequente”, resumiu. A decisão foi unânime.

O autor foi representado pelo advogado Rafael Bispo da Rocha Filho.

Veja a notícia completa em Conjur.


Se puder, me segue aqui no Jus pra acompanhar meus próximos artigos e recomende a leitura clicando no 👍🏻 lá em cima.

Gostou desse artigo? Se você quiser, compartilha comigo nos comentários o que você achou sobre essa notícia.

Rafael Rocha Filho é advogado, especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas, com atuação em demandas de pessoas e empresas em Empréstimos Bancários, Financiamentos Imobiliários, Processos de Execução, Execução Fiscal, Revisionais de Contratos, Ações de Indenização, Busca e Apreensão de Veículos e Leilões de Imóveis.

Site: www.rochadvogados.com.br

  • Sobre o autorAdvogado - Especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas
  • Publicações209
  • Seguidores1343
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações36
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-go-ve-fraude-a-execucao-e-anula-acao-de-direitos-hereditarios/2324575522

Informações relacionadas

Thais Monteiro, Advogado
Notíciashá 22 dias

Novo golpe na Receita Federal

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 26 dias

Existência de testamento não impede inventário extrajudicial se os herdeiros são capazes e concordes

Pauta Jurídica
Notíciashá 25 dias

STJ julga se convenção de condomínio deve permitir locação por Airbnb

Rodrigo Otavio Gava, Advogado
Notíciashá 20 dias

Licença-maternidade: autônomas agora têm benefício com apenas uma contribuição ao INSS

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciashá 22 dias

Fim da aposentadoria compulsória como pena para juízes é bem recebida

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)