jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

TJ/MS acolhe defesa da PGE e confirma que candidata de concurso não tem direito a vaga de aposentadoria

5
0
0
Salvar

S. A. N. B. Ajuizou Mandado de Segurança contra ato do Governador do Estado de Mato Grosso do Sul e dos Secretários de Estado de Administração e de Educação de Mato Grosso do Sul por não a nomearem em vaga de professor surgida após a aposentadoria de uma servidora. Alegava que fora aprovada em quarto lugar no concurso público para exercer o cargo de Professora de Língua Portuguesa/Literatura para o município de Bela Vista/MS; que estava previsto em edital apenas três vagas; que apesar dos três primeiros colocados terem tomado posse, houve a aposentadoria de uma professora e, como consequência, teria direito adquirido a nomeação.

Os desembargadores do Órgão Especial do TJMS denegaram, por unanimidade, mandado de segurança, acolhendo a defesa apresentada nas Informações da PGE/MS.

O relator do processo, Des. Dorival Renato Pavan, afirmou em seu voto que o fato de ter surgido vaga decorrente de aposentadoria durante o prazo de validade do concurso, por si só, sem que exista a comprovação documental que a vaga refere-se ao cargo em disputa no certame que foi realizado de maneira regionalizada, não gera o direito líquido e certo de a ora impetrante ser subsequentemente nomeada, eis que o preenchimento do cargo vacante é medida de conveniência e oportunidade da Administração, que pode escolher ou esperar o melhor momento para a nomeação, inclusive por questões orçamentárias, nas quais o Judiciário não pode se imiscuir.

Processo nº 1413234-69.2014.8.12.0000

  • Publicações175
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações79
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-ms-acolhe-defesa-da-pge-e-confirma-que-candidata-de-concurso-nao-tem-direito-a-vaga-de-aposentadoria/160861107
Fale agora com um advogado online