jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

TJMA concede gratificação de atividade judiciária a oficiais e comissários

há 11 anos
0
0
0
Salvar

O Tribunal de Justiça do Estado (TJMA), em sessão plenária jurisdicional, nesta quarta-feira (11), reconheceu o direito dos oficiais e comissários de Justiça à Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ).

Criada pela Lei Estadual nº. 9.326/2010 e regulamentada pela Resolução nº. 59/2009 do TJMA, a GAJ permite aos servidores de cargos efetivos, que optam por jornada de trabalho de oito horas diárias ou sete ininterruptas e execução de atividades diferenciadas, o acréscimo de 20% sobre os vencimentos. A gratificação exclui os ocupantes de cargos comissionados.

Em seu voto, o relator do processo, desembargador Marcelo Carvalho, entendeu que a lei e a resolução são claras ao consignarem que a GAJ é uma opção do servidor efetivo, não havendo porque obstar essa opção aos oficiais e comissionários.

Não há fundamento legal para que oficiais e comissionários sejam preteridos, criando-se indesejáveis sentimentos de estratificação entre servidores, afirmou Carvalho.

Ele ressaltou que para o servidor auferir a GAJ, deverá se submeter à execução de atividades diferenciadas de suas funções.

Danielle Calvet

Assessoria de Comunicação do TJMA asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4370

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

  • Publicações7622
  • Seguidores217
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações58
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjma-concede-gratificacao-de-atividade-judiciaria-a-oficiais-e-comissarios/100679396
Fale agora com um advogado online