jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

TJMG aprova criação de varas de execução fiscal municipal em BH

há 8 anos
0
0
0
Salvar

Medida atende orientação da Corregedoria Nacional de Justiça e contribui para o Programa Execução Fiscal Eficiente


Visando equilibrar a distribuição de processos, corrigir distorções e melhorar os serviços judiciais, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em sessão realizada hoje, aprovou minuta de resolução que cria duas varas especializadas em execução fiscal municipal e altera competências das atuais varas de feitos da fazenda pública da Comarca de Belo Horizonte.

A tendência de diminuição das execuções fiscais na Capital, com a adesão do município ao projeto Execução Fiscal Eficiente e a orientação da Corregedoria Nacional de Justiça para que haja especialização de varas em execuções fiscais, dentro do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, convergem com a medida.

A 2ª Vara de Feitos da Fazenda Pública Municipal, que se encontra sem juiz titular, foi extinta. O cargo de juiz dessa vara passa a integrar a Unidade Jurisdicional da Fazenda Pública do sistema dos Juizados Especiais, cujos juízes estão recebendo uma média de 400 processos ao mês.

A 5ª e a 6ª Varas de Feitos da Fazenda Pública Municipal passam a ter a denominação, respectivamente, de 1ª e 2ª Varas de Execução Fiscal Municipal. A competência especializada vai contribuir para otimizar o serviço. A especialização vai contribuir também para que os juízes das varas da fazenda pública municipal, que passarão a ser três, tenham redução de seu acervo e uma consequente melhoria na prestação jurisdicional.

As novas varas vão contar ainda com os servidores que estão lotados na vara que foi extinta, tendo em vista a quantidade considerável que existe ainda de execuções fiscais.

Com a alteração, a composição das varas será: 1ª, 2ª e 3ª Varas de Feitos da Fazenda Pública Municipal (a 4ª Vara passa a ter a denominação de 2ª) e 1ª e 2ª Varas de Execução Fiscal Municipal.

A redistribuição dos processos entre as varas será feita a partir da vigência da resolução.

TJMG - Unidade Raja Gabaglia

(31) 3299-4622

imprensa@tjmg.jus.br

facebook.com/TribunaldeJusticaMGoficial

twitter.com/tjmg_oficial

  • Publicações11204
  • Seguidores1706
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1620
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-aprova-criacao-de-varas-de-execucao-fiscal-municipal-em-bh/266165651
Fale agora com um advogado online