Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG aprova criação de varas de execução fiscal municipal em BH

    há 8 anos

    Medida atende orientação da Corregedoria Nacional de Justiça e contribui para o Programa Execução Fiscal Eficiente


    Visando equilibrar a distribuição de processos, corrigir distorções e melhorar os serviços judiciais, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em sessão realizada hoje, aprovou minuta de resolução que cria duas varas especializadas em execução fiscal municipal e altera competências das atuais varas de feitos da fazenda pública da Comarca de Belo Horizonte.

    A tendência de diminuição das execuções fiscais na Capital, com a adesão do município ao projeto Execução Fiscal Eficiente e a orientação da Corregedoria Nacional de Justiça para que haja especialização de varas em execuções fiscais, dentro do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, convergem com a medida.

    A 2ª Vara de Feitos da Fazenda Pública Municipal, que se encontra sem juiz titular, foi extinta. O cargo de juiz dessa vara passa a integrar a Unidade Jurisdicional da Fazenda Pública do sistema dos Juizados Especiais, cujos juízes estão recebendo uma média de 400 processos ao mês.

    A 5ª e a 6ª Varas de Feitos da Fazenda Pública Municipal passam a ter a denominação, respectivamente, de 1ª e 2ª Varas de Execução Fiscal Municipal. A competência especializada vai contribuir para otimizar o serviço. A especialização vai contribuir também para que os juízes das varas da fazenda pública municipal, que passarão a ser três, tenham redução de seu acervo e uma consequente melhoria na prestação jurisdicional.

    As novas varas vão contar ainda com os servidores que estão lotados na vara que foi extinta, tendo em vista a quantidade considerável que existe ainda de execuções fiscais.

    Com a alteração, a composição das varas será: 1ª, 2ª e 3ª Varas de Feitos da Fazenda Pública Municipal (a 4ª Vara passa a ter a denominação de 2ª) e 1ª e 2ª Varas de Execução Fiscal Municipal.

    A redistribuição dos processos entre as varas será feita a partir da vigência da resolução.

    TJMG - Unidade Raja Gabaglia

    (31) 3299-4622

    imprensa@tjmg.jus.br

    facebook.com/TribunaldeJusticaMGoficial

    twitter.com/tjmg_oficial

    • Publicações11204
    • Seguidores1706
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1620
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-aprova-criacao-de-varas-de-execucao-fiscal-municipal-em-bh/266165651

    Informações relacionadas

    Diego Arruda, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Ação de Empréstimo Consignado Indevido

    Abner Eberle Dal Piva, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Tem uma execução fiscal de IPTU contra mim. O que devo fazer?

    Documentos diversos - TJMG - Ação Autofalência - [Cível] Recuperação Judicial - de Construtora Lider

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)