jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

TJMG mantém responsabilidade de instituição financeira por IPVA

0
0
0
Salvar

A dívida de IPVA subroga-se na pessoa do respectivo adquirente. Com esse entendimento, o Juiz da Vara de Execuções Fiscais de Uberaba rejeitou a exceção de pré-executividade apresentada na execução fiscal nº 070108230119-6.

A executada, uma instituição financeira, pretendia ver acolhida sua ilegitimidade passiva para figurar no processo, sob a alegação de que o contrato de alienação fiduciária era posterior ao período de IPVA cobrado.

Em defesa do Estado, a Procuradora Paula Maria Resende Vieira em impugnação à exceção de pré-executividade apresentada pela instituição financeira afirmou que a dívida de IPVA é “propter rem”, ou seja, ela recai sobre uma pessoa em razão da sua qualidade de proprietário ou de titular de um direito real sobre um bem.

Em consonância com a defesa apresentada pela Advocacia-Geral do Estado, ao rejeitar a exceção, o magistrado ainda ressaltou que o artigo 130 do Código Tributário Nacional também se aplica ao caso por dizer que o crédito tributário subroga-se na pessoa dos respectivos adquirentes da propriedade.

Acesse: Fale Conosco Registro de manifestações da OGE. Aqui você pode denunciar, reclamar, sugerir e elogiar o serviço público do Governo de Minas

  • Publicações1763
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-mantem-responsabilidade-de-instituicao-financeira-por-ipva/100696900
Fale agora com um advogado online