jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024

TRE-GO: presidente do TSE lança recadastramento biométrico em Goiânia

há 13 anos
0
0
0
Salvar

Os eleitores de Goiânia-GO estarão entre os primeiros, em todo o país, na prioridade para o sistema de Registro de Identificação Civil (RIC), conforme anunciou hoje (15) o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, que veio à cidade lançar oficialmente o sistema de recadastramento eleitoral biométrico. É o primeiro passo para que os cidadãos recebam o RIC, que vai substituir a carteira de identidade, o CPF e o título de eleitor, tudo em um só documento. Os dados cadastrais serão enviados ao Ministério da Justiça para a confecção do RIC.

Durante o evento, realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), nas presenças do governador Marconi Perillo, do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, do presidente do Tribunal de Justiça do estado, Victor Lenza, e do presidente do TRE, desembargador Ney Teles de Paula. O presidente do TSE anunciou que a escolha de Goiânia, como um dos primeiros locais para o recadastramento, não é só por interesse do presidente do TRE, mas também pela organização das eleições passadas.

“Com o sistema da biometria, teremos a vantagem da rapidez na identificação com digital, elimina filas, evita fraudes e é um processo seguro na eleição,” informou o ministro. Ele realçou que trata-se de um empreendimento que envolve os três poderes, contando com a colaboração de todos no projeto da biometria em Goiânia. O ministro informou também que serão 150 milhões de eleitores identificados com a digital e foto até o ano de 2018, quando todos os eleitores já estarão recadastrados no Brasil.

Lewandowski fez um rápido histórico das eleições no Brasil em seu discurso, desde a primeira Constituição, em 1891, passando pela criação da Justiça Eleitoral em 1932 e o primeiro código eleitoral com voto secreto, o voto feminino, “e de lá pra ca, sempre buscando o aperfeiçoamento em prol da cidadania a passos largos”. Fez um balanço das eleições de 2010 quando os resultados das urnas, para presidente, em 1 hora e 4 minutos já indicavam, com segurança, quem seria o próximo presidente da República, em 420 mil urnas distribuídas pelo país, com trabalho dos 27 TREs, 13 mil juízes e 2.200 mil mesários, “quando demos exemplo ao mundo de competência e consciência democrática”.

Ao final do seu discurso, o presidente do TSE aproveitou para agradecer todas os parceiros do processo eleitoral, principalmente às Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica - e elogiou o trabalho do TRE-GO pela organização e coordenação técnica para realizar o recadastramento eleitoral em Goiânia, que teve início no último dia 11.

A condução da reforma política foi alvo de sua fala, que ressaltou a dificuldade para trabalhar com tantos partidos políticos - 27 atualmente - e fez questão de afirmar que os políticos fiquem atentos quanto a prazos eleitorais, pois qualquer reforma que altere o processo eleitoral, “só passa a ter validade um ano após o seu estabelecimento”.

O presidente do TRE-GO, desembargador Ney Teles de Paula, começou seu discurso cumprimentando o governador Marconi Perillo e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, pela colaboração nos trabalhos de implantação do sistema de recadastramento biométrico, cuja parceria é de fundamental importância. “Este momento é significativo para Goiânia”, ressaltou o presidente do TRE-GO. Ele citou o poeta inglês T.S.Eliot que, “no princípio criou Deus e o mundo que era ermo e vazio”, fazendo paralelo de começar um trabalho e vê-lo se desenvolvendo a passos largos.

Finalizando a cerimônia, o diretor regional dos Correios em Goiás Eugênio Montenegro Cerqueira, lançou o selo comemorativo do Recadastramento Biométrico de Goiânia, comemorando parceria com o TRE, “pois trata-se de duas entidades que conquistaram, ao longo do tempo, credibilidade e respeito público num trabalho de consolidação das suas ações”, finalizando que o processo eleitoral brasileiro é hoje referência mundial.

Depois de encerrada a solenidade, o ministro Ricardo Lewandowski, acompanhado do presidente do TRE, desembargador Ney Teles de Paula, e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Vítor Lenza, visitou o Centro de Atendimento ao Eleitor, na Avenida Mutirão. No local foi recebido pelos coordenadores do recadastramento biométrico juízes Enyon Fleury de Lemos e Zilmene Gomide, onde conheceu de perto os detalhes do passoapasso do atendimento ao eleitor. O TRE iniciou o atendimento ao eleitor no dia 11 e uma média de mil eleitores ao dia tem procurado a Justiça Eleitoral para o recadastramento biométrico.

Estiveram presentes ao evento ainda o procurador regional eleitoral Alexandre Moreira Tavares, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Iram Saraiva Júnior, o senador Cyro Miranda e juízes membros do TRE, além de servidores do órgão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRE-GO

E-mail destinatário:

  • Publicações14554
  • Seguidores286461
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1375
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-go-presidente-do-tse-lanca-recadastramento-biometrico-em-goiania/2650567
Fale agora com um advogado online