Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-GO: presidente do TSE lança recadastramento biométrico em Goiânia

    há 13 anos

    Os eleitores de Goiânia-GO estarão entre os primeiros, em todo o país, na prioridade para o sistema de Registro de Identificação Civil (RIC), conforme anunciou hoje (15) o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, que veio à cidade lançar oficialmente o sistema de recadastramento eleitoral biométrico. É o primeiro passo para que os cidadãos recebam o RIC, que vai substituir a carteira de identidade, o CPF e o título de eleitor, tudo em um só documento. Os dados cadastrais serão enviados ao Ministério da Justiça para a confecção do RIC.

    Durante o evento, realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), nas presenças do governador Marconi Perillo, do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, do presidente do Tribunal de Justiça do estado, Victor Lenza, e do presidente do TRE, desembargador Ney Teles de Paula. O presidente do TSE anunciou que a escolha de Goiânia, como um dos primeiros locais para o recadastramento, não é só por interesse do presidente do TRE, mas também pela organização das eleições passadas.

    “Com o sistema da biometria, teremos a vantagem da rapidez na identificação com digital, elimina filas, evita fraudes e é um processo seguro na eleição,” informou o ministro. Ele realçou que trata-se de um empreendimento que envolve os três poderes, contando com a colaboração de todos no projeto da biometria em Goiânia. O ministro informou também que serão 150 milhões de eleitores identificados com a digital e foto até o ano de 2018, quando todos os eleitores já estarão recadastrados no Brasil.

    Lewandowski fez um rápido histórico das eleições no Brasil em seu discurso, desde a primeira Constituição, em 1891, passando pela criação da Justiça Eleitoral em 1932 e o primeiro código eleitoral com voto secreto, o voto feminino, “e de lá pra ca, sempre buscando o aperfeiçoamento em prol da cidadania a passos largos”. Fez um balanço das eleições de 2010 quando os resultados das urnas, para presidente, em 1 hora e 4 minutos já indicavam, com segurança, quem seria o próximo presidente da República, em 420 mil urnas distribuídas pelo país, com trabalho dos 27 TREs, 13 mil juízes e 2.200 mil mesários, “quando demos exemplo ao mundo de competência e consciência democrática”.

    Ao final do seu discurso, o presidente do TSE aproveitou para agradecer todas os parceiros do processo eleitoral, principalmente às Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica - e elogiou o trabalho do TRE-GO pela organização e coordenação técnica para realizar o recadastramento eleitoral em Goiânia, que teve início no último dia 11.

    A condução da reforma política foi alvo de sua fala, que ressaltou a dificuldade para trabalhar com tantos partidos políticos - 27 atualmente - e fez questão de afirmar que os políticos fiquem atentos quanto a prazos eleitorais, pois qualquer reforma que altere o processo eleitoral, “só passa a ter validade um ano após o seu estabelecimento”.

    O presidente do TRE-GO, desembargador Ney Teles de Paula, começou seu discurso cumprimentando o governador Marconi Perillo e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, pela colaboração nos trabalhos de implantação do sistema de recadastramento biométrico, cuja parceria é de fundamental importância. “Este momento é significativo para Goiânia”, ressaltou o presidente do TRE-GO. Ele citou o poeta inglês T.S.Eliot que, “no princípio criou Deus e o mundo que era ermo e vazio”, fazendo paralelo de começar um trabalho e vê-lo se desenvolvendo a passos largos.

    Finalizando a cerimônia, o diretor regional dos Correios em Goiás Eugênio Montenegro Cerqueira, lançou o selo comemorativo do Recadastramento Biométrico de Goiânia, comemorando parceria com o TRE, “pois trata-se de duas entidades que conquistaram, ao longo do tempo, credibilidade e respeito público num trabalho de consolidação das suas ações”, finalizando que o processo eleitoral brasileiro é hoje referência mundial.

    Depois de encerrada a solenidade, o ministro Ricardo Lewandowski, acompanhado do presidente do TRE, desembargador Ney Teles de Paula, e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Vítor Lenza, visitou o Centro de Atendimento ao Eleitor, na Avenida Mutirão. No local foi recebido pelos coordenadores do recadastramento biométrico juízes Enyon Fleury de Lemos e Zilmene Gomide, onde conheceu de perto os detalhes do passoapasso do atendimento ao eleitor. O TRE iniciou o atendimento ao eleitor no dia 11 e uma média de mil eleitores ao dia tem procurado a Justiça Eleitoral para o recadastramento biométrico.

    Estiveram presentes ao evento ainda o procurador regional eleitoral Alexandre Moreira Tavares, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Iram Saraiva Júnior, o senador Cyro Miranda e juízes membros do TRE, além de servidores do órgão.

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRE-GO

    E-mail destinatário:

    • Publicações14554
    • Seguidores286471
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1374
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-go-presidente-do-tse-lanca-recadastramento-biometrico-em-goiania/2650567

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Notíciashá 13 anos

    Inaugurada sala de recadastramento biométrico no TJGO

    Eleitor de Goiânia tem novo endereço para atendimento, que foi oficialmente entregue pelo presidente do TRE

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)