jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

TRE-RJ segue parecer do MP Eleitoral e condena ex-prefeito de Mangaratiba (RJ)

Réu por conduta vedada, Dr. Ruy foi punido por usar cargo em candidatura à reeleição

há 6 anos
0
0
0
Salvar

Acompanhando o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) negou recurso do ex-prefeito de Mangaratiba Ruy Tavares Quintanilha, o Dr. Ruy, contra a condenação por conduta vedada a agentes públicos cometida em 2016, quando o político foi candidato à reeleição. A sentença da Zona Eleitoral de Mangaratiba (54ª ZE) o puniu com a cobrança de 20 mil UFIR (R$ 65,8 mil) e foi mantida pela unanimidade do colegiado do TRE.

No parecer ao TRE, o procurador regional eleitoral Sidney Madruga ressaltou a clareza das provas de que Dr. Ruy usou o cargo de prefeito para fixar, em ruas de vários bairros, outdoors anunciando obras em andamento e futuras nos três meses antes da eleição. Os anúncios incluíam obras para o desassoreamento de um rio, uma nova creche e reformas em dois postos de saúde e em uma creche.

“O uso da publicidade em questão não foi contestado pelo candidato, que, após intimado, retirou os outdoors antes fixados no prazo de 24 horas”, afirmou o procurador regional eleitoral, segundo o qual a divulgação em período vedado só é válida em hipóteses como casos de grave e urgente necessidade pública reconhecida pela Justiça Eleitoral.

Os desembargadores eleitorais concordaram com a PRE que a publicidade institucional nos três meses antes do pleito mostra-se suficiente para configurar conduta vedada, independentemente da conotação eleitoreira, conforme entendimento da jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral.





Assessoria de Comunicação Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES) | Procuradoria Regional Eleitoral/RJ Atendimento à imprensa: Mario Grangeia Tel.: (21) 3554-9003 Twitter: @mpf_prr2
  • Publicações37267
  • Seguidores711
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações119
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-rj-segue-parecer-do-mp-eleitoral-e-condena-ex-prefeito-de-mangaratiba-rj/595589035
Fale agora com um advogado online