jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024

Usucapião Extrajudicial

Silêncio do proprietário será considerado como anuência

Publicado por Arlindo Medina
há 7 anos
2
0
0
Salvar


No último dia 11 de julho foi sancionada a Lei nº 13.465/2017 que facilitará o procedimento de usucapião extrajudicial de imóveis, alterando o texto da Lei 6.015/1973, tornando desnecessária a anuência do proprietário e dos confrontantes do imóvel usucapiendo.

Com a Lei nº 13.465/2017, a anuência tornou-se desnecessária, pois, caso não haja manifestação do proprietário e dos confrontantes, o silêncio deles será considerado como concordância, conforme nova redação do artigo 216-A,§ 2º da Lei 6.015/1973.

A usucapião extrajudicial é um modo originário de aquisição da propriedade, em razão do exercício prolongado da posse. O interessado em usucapir um imóvel extrajudicialmente deverá providenciar uma ata notarial na qual será certificado pelo Tabelião de Notas, o tempo de posse exercida sobre o bem. O pedido da usucapião extrajudicial deve ser feito no Cartório de Registro de Imóveis do local do imóvel por meio de requerimento assinado por advogado.

  • Publicações41
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações356
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/usucapiao-extrajudicial/521118195
Fale agora com um advogado online