AGRAVO INTERNO NO RECURSO ESPECIAL. SERVIDOR PÚBLICO. AUXÍLIO-TRANSPORTE. MEDIDA PROVISÓRIA XXXXX-36/2001. PAGAMENTO DO BENEFÍCIO MEDIANTE DECLARAÇÃO DO BENEFICIÁRIO. INSTRUÇÃO NORMATIVA DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA. EXIGÊNCIA DE APRESENTAÇÃO DO BILHETE DE PASSAGEM. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05/2002 DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL. LEGALIDADE. 1. O aresto regional está em sintonia com a orientação jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça, firme no sentido de que os atos normativos infralegais, como as instruções normativas, não podem inovar no ordenamento jurídico, impondo restrições que a Lei federal não previu ou autorizou, devendo manter-se subordinadas ao texto legal ( AgRg no REsp XXXXX/RN , Relator Ministro HAMILTON CARVALHIDO, DJe 29/03/2011). 2. Agravo interno a que se nega provimento.
RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS C/C COMPENSAÇÃO POR DANO MORAL. NEGATIVA DE PRESTAÇÃO JURISDICIONAL. OMISSÃO. AUSÊNCIA. PLANO DE SAÚDE. INDISPONIBILIDADE OU INEXISTÊNCIA DE PRESTADOR DA REDE CREDENCIADA. OBRIGAÇÃO DE REEMBOLSO DA OPERADORA. 1. Ação de indenização por danos materiais c/c compensação por dano moral ajuizada em 11/02/2020, da qual foi extraído o presente recurso especial, interposto em 15/12/2021 e concluso ao gabinete em 19/04/2022.2. O propósito recursal é decidir sobre a negativa de prestação jurisdicional e o dever de a operadora de plano de saúde reembolsar, integralmente, as despesas assumidas pelo beneficiário com o tratamento de saúde realizado fora da rede credenciada.3. Devidamente analisadas e discutidas as questões de mérito, e suficientemente fundamentado o acórdão recorrido, de modo a esgotar a prestação jurisdicional, não há falar em violação do art. 1.022 , II , do CPC/15 .4. No julgamento do EAREsp XXXXX/ES (julgado em 14/10/2020, DJe de 17/12/2020), a Segunda Seção, ao interpretar o art. 12 , VI , da Lei 9.656 /1998, concluiu que "a lei de regência impõe às operadoras de plano de saúde a responsabilidade pelos custos de despesas médicas realizadas em situação de emergência ou de urgência, sempre que inviabilizada pelas circunstâncias a utilização da rede própria ou contratada, limitada, no mínimo, aos preços praticados pelo respectivo produto à data do evento".5. A ResoluçãoNormativa 566/2022, que revogou a ResoluçãoNormativa 259/2011, da ANS, impõe a garantia de atendimento na hipótese de indisponibilidade ou inexistência de prestador no município pertencente à área geográfica de abrangência e à área de atuação do produto, e estabelece, para a operadora, a obrigação de reembolso.6. Hipótese em que, a partir da interpretação dada pela Segunda Seção ao art. 12 , VI , da Lei 9.656 /1998 e das normas editadas pela ANS, bem como considerando o cenário dos autos em que se revela a omissão da operadora na indicação de prestador, da rede credenciada, apto a realizar o atendimento do beneficiário, faz este jus ao reembolso integral das despesas assumidas com o tratamento de saúde que lhe foi prescrito pelo médico assistente, inclusive sob pena de a operadora incorrer em infração de natureza assistencial.7. Recurso especial conhecido e desprovido, com majoração de honorários.
AGRAVO INTERNO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER. INDEVIDA NEGATIVA DE COBERTURA A TRATAMENTO INDICADO PELO MÉDICO ASSISTENTE. VIOLAÇÃO À RESOLUÇÃONORMATIVA N. 387/2015 DA ANS. DISPOSIÇÃO NORMATIVA QUE NÃO SE ENQUADRA NO CONCEITO DE LEI FEDERAL. AUSÊNCIA DE VIOLAÇÃO AO ART. 1.022 DO CPC/2015 . NEGATIVA DE PRESTAÇÃO JURISDICIONAL NÃO CONFIGURADA. ACÓRDÃO EM HARMONIA COM A JURISPRUDÊNCIA DESTA CORTE. SÚMULA 83 /STJ. .AGRAVO INTERNO DESPROVIDO. 1. Não é possível a interposição do recurso especial sob a alegação de violação a resolução da ANS, porquanto resoluções, portarias, circulares e demais atos normativos de hierarquia inferior a decreto não se enquadram no conceito de lei federal. 2. Não ficou configurada a violação do art. 1.022 do CPC/2015 , uma vez que o Tribunal de origem se manifestou de forma fundamentada sobre todas as questões necessárias para o deslinde da controvérsia. O mero inconformismo da parte com o julgamento contrário à sua pretensão não caracteriza falta de prestação jurisdicional. 3. Tendo o acórdão recorrido decidido em consonância com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, incide na hipótese a Súmula n. 83 /STJ, que abrange os recursos especiais interpostos com amparo nas alíneas a e/ou c do permissivo constitucional. Precedentes. 4. Razões recursais insuficientes para a revisão do julgado. 5. Agravo interno desprovido.
Diários Oficiais • 06/05/2024 • Diário Oficial da União
AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR RESOLUÇÃONORMATIVA ANS Nº 604, DE 6 DE MAIO DE 2024 Altera a ResoluçãoNormativa - RN nº 465, de 24 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre o Rol de Procedimentos... Art. 4º Serão considerados indícios de anormalidades administrativas graves de natureza assistencial, dentre outras hipóteses, podendo ensejar o envio do ofício de que trata o art. 3º da ResoluçãoNormativa... assistencial; ou II - encaminhar o ofício de notificação de que trata do art. 3º da ResoluçãoNormativa nº 485, de 29 de março de 2022, caso haja indícios de anormalidades administrativas graves de natureza
Diários Oficiais • 03/03/2024 • Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso
INTERNA Em atenção ao disposto no art. 113, § 1º, da ResoluçãoNormativa 16/2021, que assegura o contraditório e a ampla defesa, CITO o Sr... Irregularidade referente à Gestão Fiscal/Financeira, não contemplada em classificação específica na ResoluçãoNormativa nº 17/2010 – TCE-MT... Normativa nº 07/2018
Diários Oficiais • 24/04/2024 • Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso
pelo arquivamento sumário da Representação de Natureza Interna, nos termos do parágrafo único do art. 6º, da ResoluçãoNormativa nº 20/2023-PP. 6... Normativa... Getúlio Velasco Moreira Filho, opinando pelo envio dos autos à Secretaria de Controle Externo de Recursos para manifestação, nos termos do art. 6º, § único da ResoluçãoNormativa nº 20/2023-PP, bem como
Para isso, utiliza-se o método dedutivo, valendo-se de pesquisa doutrinária, nacional e estrangeira, bem como de análise normativa. 1... se discute o emprego dos chamados meios alternativos de resolução de conflitos. 3... Meios alternativos de resolução de conflitos e as relações de mercado Neste ponto cabe recordar que a presente abordagem a respeito dos meios alternativos de resolução de conflitos ( alternative dispute
Nesse sentido, a própria concepção do meio ambiente como direito fundamental difuso, de natureza transindividual (art. 225 da CF/88 ), constitui exemplo da convergência entre o público e o particular 27... Acresça-se que o mencionado princípio da supremacia do interesse público não apresenta as características normativas, conceituais e funcionais típicas dessa categoria jurídica... Dentro dessa perspectiva, é difícil visualizar a possibilidade de resolução consensual de processos administrativos
A questão é mais importante, é vital, pois desse desenvolvimento e da interação do homem com a natureza depende o seu maior bem: a vida... A Revolução ecojurídica: o direito sistêmico em sintonia com a natureza e a comunidade São Paulo: Editora Cultrix, 2018, p. 29. .FARIAS, Talden... A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo também adota um Programa Estadual de Conciliação Ambiental, instituído pela Resolução SMA nº 51, de 05 de junho de 2014, com o principal objetivo de
ao julgamento de questão que aflora no controle incidental (art. 948 , CPC ), de modo que a questão de natureza constitucional, prejudicial à solução de demandas repetitivas, jamais poderia ser decidida... De acordo com a “ética do legalismo”, há valores morais e sociais específicos que dependem da manutenção e suporte de uma ordem normativa institucional, para o bem da paz e previsibilidade entre os seres... Note-se que a questão da responsabilidade é prejudicial à resolução dos pedidos de indenização, de modo que declarar a responsabilidade não basta para a resolução das várias ações de indenização
A decisão proferida em incidente de resolução tem natureza declaratória; declara a solução da questão de direito... O que aí importa é se um Tribunal, cuja função é resolver casos concretos, pode exercer a função normativa de uma Corte Suprema, e, portanto, se um caso concreto de natureza transindividual, cuja solução... Reitere-se que um Tribunal de Justiça ou Regional Federal não tem poder de formar e revogar precedente retroativo, capaz de regular conflito de natureza transindividual que já ocorreu
XIX, que exige a lei como fonte normativa primária para a criação de entidades públicas (ao passo que a criação das pessoas de direito privado é apenas autorizada por lei)... Pouco importa a sua natureza (alimentares ou não), estão aquém do exigido para o ingresso no regime de precatórios: a Fazenda Pública deve adimpli-las de imediato... Isto é, o que a CRFB estabelece é uma competência normativa vinculante – e, como de há muito afirmou Carlos Maximiliano, “competência não se presume”. 11 Daí a clássica lição de Caio Tácito: A primeira
Em termos de hierarquia normativa, dúvida não existe: a norma da resolução administrativa foi revogada pela norma constitucional... A Resolução CNJ 303/2019 , em seu art. 6º, com a redação que lhe foi dada pela Resolução nº 482/2022, ainda especifica conjunto de 17 dados e informações que o ofício necessariamente deve conter... O CNJ, pela Resolução 303/2019 , em seu art. 21 (com a redação que lhe foi dada pela Resolução 448/2022, que subdividiu o antigo art. 21 em 21 e 21-A), definiu que “A partir de dezembro de 2021, e para
Com relação aos precatórios de natureza tributária, segundo sedimentado na referida decisão, deverão ser corrigidos pelos mesmos índices de atualização aplicáveis aos débitos de igual natureza... Finalmente, o STF delegou ao CNJ competência para que “considere” a apresentação de proposta normativa para disciplinar a compensação de precatórios vencidos próprios ou de terceiros com créditos inscritos... A expressão “independente de sua natureza” contida no mesmo § 12 do art. 100 da CRFB foi igualmente afastada por inconstitucionalidade, para a finalidade de serem aplicados sobre os precatórios de natureza