jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

4ª Turma do STJ decide que é legal a vedação por condomínio de hospedagem por meio do aplicativo AIRBNB

Publicado por Guilherme Leroy
há 3 anos
4
0
1
Salvar

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça, por maioria, decidiu que é legal a vedação de hospedagem atípica em estatuto condominial. A decisão foi proferida no dia 20/04/2021, no julgamento do REsp 181819075/RS de relatoria do Ministro Raul Araújo.

É importante observar que o Relator concedeu efeito suspensivo ao REsp em sua decisão monocrática, autorizando que a Recorrente continuasse ofertando seu imóvel em plataformas de hospedagem curtas, como o AIRBNB. Entretanto, na decisão colegiada o posicionamento do Relator não prosperou e se tornou voto vencido, já que a maioria da Quarta Turma entendeu que, existindo regra na Convenção de Condomínio impondo destinação residencial, é inviável o uso das unidades particulares de forma que, por sua natureza, implique o desvirtuamento da finalidade residencial.

A fundamentação do acórdão asseverou que, no caso de unidade condominial, deve prevalecer o disposto nos artigos 1.332 a 1.336 do CC/2002, que impõem ao condômino o dever de observar sua destinação residência do imóvel e usá-lo com respeito à Convenção Condominial. Por fim, foram invocados os direitos relativos à segurança, ao sossego e à saúde das demais propriedades abrangidas no Condomínio, de acordo com as razoáveis limitações aprovadas pela maioria de condôminos.

De todo modo, por mais que seja decisão recente e inovadora sobre o tema, trata-se de decisão da Quarta Turma e não unânime, podendo ensejar novas provocações e o surgimento de outras divergências, até no próprio STJ. Pelo que parece, a discussão ainda deverá permanecer no diaadia do Poder Judiciário.

  • Publicações38
  • Seguidores41
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações151
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/4-turma-do-stj-decide-que-e-legal-a-vedacao-por-condominio-de-hospedagem-por-meio-do-aplicativo-airbnb/1214711028
Fale agora com um advogado online