jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Câmara rejeita PEC do voto impresso.

Proposta já havia sido rejeitada em comissão especial; texto precisava de 308 votos no plenário, mas só alcançou 229.

há 3 anos
2
0
0
Salvar

Foto: Painel com resultado da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19.

Por um placar de 229 a 218 votos, o plenário da Câmara rejeitou a proposta de emenda à Constituição (PEC) do voto impresso. Para ser aprovada e prosseguisse para o Senado, o texto precisava de pelo menos 308 votos na Câmara.

O projeto propunha a inclusão de um parágrafo na Constituição para definir a obrigatoriedade da expedição de "cédulas físicas" conferidas pelo eleitor nos processos de votação das eleições, dos plebiscitos e referendos.

Como é sabido o voto secreto é a garantia de que apenas o votante saberá qual foi a candidatura que escolheu naquele processo eleitoral, como é definido no artigo 14 da Constituição.

Tratando-se uma forma de evitar pressão sobre os eleitores, e também evitar a coação, garantindo que o voto expresse realmente a vontade do eleitor.

Em menos de uma semana após a comissão especial ter derrubado a proposta, o plenário seguiu a mesma linha. O texto será arquivado e o formato atual de votação e apuração deve ser mantido nas eleições de 2022.

  • Sobre o autorPós-graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades e Articulista.
  • Publicações182
  • Seguidores53
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações138
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-rejeita-pec-do-voto-impresso/1260820582
Fale agora com um advogado online