jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Certidão de Dívida Ativa de ISS pode estar eivada de vício de fundamentação.

Publicado por Felipe De Lima Vieira
há 3 anos
0
0
0
Salvar

A notícia de hoje vai para as empresas que são prestadoras de serviços e estão sendo cobradas pela Certidão de Dívida Ativa do ISS.

A presente tese surgiu ao analisar variadas CDA'S em que o Fisco Municipal da minha cidade na maioria das vezes em que vai cobrar por meio da Execução Fiscal o ISS, na na fundamentação legal da CDA, a única coisa citada é o artigo legal. Acontece que o artigo legal da lei municipal vai se referir a uma tabela anexa em que mostra variados serviços, ou seja, o Fisco lança a CDA sem especificar o serviço.

Porém, isso não é o correto, uma vez que o CTN em seu art. 202, III, informa que a Autoridade Competente deve especificar a origem e a natureza do Crédito.

No campo jurisprudencial temos a apelação de nº 00127384320148110003 do Tribunal do MT, Data: 05/03/2018, em que a CDA teve lançamento anulado por falta de especificação.

  • Sobre o autorFelipe Lima, pesquisador e advogado.
  • Publicações20
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações67
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/certidao-de-divida-ativa-de-iss-pode-estar-eivada-de-vicio-de-fundamentacao/1168703685
Fale agora com um advogado online