jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

CNT questiona tributação de imóveis da União na atividade portuária

Publicado por Consultor Jurídico
há 5 anos
0
0
0
Salvar

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) propôs ADPF contra uma lei municipal de Campinas e contra decisões de tribunais de Justiça que têm permitido a cobrança de IPTU de imóveis da União Federal utilizados para a exploração de atividade portuária.

Na ação, representada pelos escritórios Barros Carvalho Advogados Associados e Lacerda Gama, a CNT afirma que os tribunais têm aplicado indevidamente teses fixadas pelo Supremo Tribunal Federal (RE 601.720 e RE 594.015), violando o pacto federativo ao permitir que o município tribute área da União e legisle sobre matéria de portos.

O que se pretender, explica a CNT, é o reconhecimento de que a exigência de IPTU sobre áreas arrendadas ou cedidas pela União aos terminais portuários, em função da sua específica atividade de interesse público (art. 21, XII,

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10992
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnt-questiona-tributacao-de-imoveis-da-uniao-na-atividade-portuaria/661712307
Fale agora com um advogado online