jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

CSM-SP – Ação judicial contra loteadora não obsta registro do loteamento se não existe risco de insolvência.

Publicado por Jair Rabelo
há 5 anos
1
0
0
Salvar

Fonte: blog DIREITO das COISAS

Apelação nº 1000036-33.2018.8.26.0539


Uma loteadora foi impedida de registrar um loteamento por existir contra si ação judicial onde eventualmente poderia ser condenada a pagar indenização.

Há obrigatoriedade de se fazer prova da ausência de risco aos adquirentes dos lotes, prevista expressamente no § 2º do art. 18 da Lei nº 6.766/79, e no Item 181 do Capítulo XX das NSCGJSP.

O Registrador entendeu que o fato de haver contra a loteadora ação indenizatória é impeditivo ao registro do loteamento.

Ocorre que ficou comprovado perante o Conselho Superior da Magistratura - CSM a inexistência de risco de insolvência da loteadora, pois seu patrimônio supera em muito o valor da eventual condenação, levando o CSM a entender que inexiste risco aos futuros adquirentes dos lotes.

Sendo assim, mostrou-se viabilizado o registro do loteamento.

  • Sobre o autorAdvogado Imobiliário
  • Publicações219
  • Seguidores131
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações402
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/csm-sp-acao-judicial-contra-loteadora-nao-obsta-registro-do-loteamento-se-nao-existe-risco-de-insolvencia/654669503
Fale agora com um advogado online