jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Declarada inconstitucional lei do DF que dispunha sobre cobrança de mensalidade escolar

Publicado por JurisWay
há 15 anos
0
0
0
Salvar

Por ser de competência privativa da União legislar sobre Direito Civil (artigo 22, inciso I, da Constituição Federal - CF), o Plenário do Supremo Tribunal Federal julgou procedente, nesta quarta-feira, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 1042 , proposta pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra a Lei nº 67000, de 04 de março de 1994, do Distrito Federal, que dispõe sobre a cobrança de anuidades, mensalidades, taxas e outros encargos educacionais.

Em votação unânime, o Plenário ratificou, com isso, decisão tomada por ele em 16 de março de 1994, na qual suspendeu, em caráter liminar, a eficácia da lei até seu julgamento de mérito, acompanhando voto do então relator, ministro Sydney Sanches (aposentado).

A ação foi proposta em 10 de março de 1994. No mesmo ano, a Câmara Legislativa do Distrito Federal prestou informações sobre a edição da mencionada lei. Em agosto de 2001, a PGR encaminhou ao STF parecer pela procedência da ação por ela proposta, sendo que em junho de 2006, a relatoria da ação passou ao ministro Cezar Peluso, que a trouxe de volta para julgamento de mérito nesta quarta-feira, votando pela procedência da ADI.

Em seu parecer, a PGR alegou, além de infração ao artigo 22, inciso I, da CF, também violação do artigo , inciso XXXVI, da Carta Maior, "que torna intangível à lei nova o ato jurídico perfeito, tendo em vista que todos os contratos de prestação de serviços relativos ao ano letivo de 1994 são anteriores à lei impugnada".

FK/IC

"""Processos relacionados

ADI 1042

  • Publicações73364
  • Seguidores792
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações94
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/declarada-inconstitucional-lei-do-df-que-dispunha-sobre-cobranca-de-mensalidade-escolar/1688464
Fale agora com um advogado online