jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Descumprir medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha configura crime de desobediência?

Hoje a lei 11.340/06 completa 10 anos de existência!

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos
23
0
12
Salvar

Hoje a lei 11.340/06 completa 10 anos de existência. A lei Maria da Penha criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Entretanto, mesmo com uma década de existência, o judiciário ainda não possui mecanismos aptos à aplicação integral da lei, em que pese já ter estado numa situação bem pior.

Mas, afinal, o descumprimento de medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha (art. 22 da Lei 11.340/2006) configura crime de desobediência (art. 330 do CP)?

E infelizmente a resposta é NÃO! Nesse sentido tem entendido o STJ. 5ª Turma. REsp 1.374.653-MG, Rel. Min. Sebastião Reis Júnior, julgado em 11/3/2014 (Info 538). STJ. 6ª Turma. RHC 41.970-MG, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 7/8/2014 (Info 544).

Quais consequências poderão ser impostas ao agressor pelo descumprimento da medida protetiva?

  1. A execução da multa imposta; e
  2. A decretação de sua prisão preventiva (art. 313, III, do CPP).

O agressor também poderá ser processado pelo crime de desobediência (art. 330 do CP)?

NÃO. O descumprimento de medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha (art. 22 da Lei n. 11.340/2006) não configura crime de desobediência (art. 330 do CP).

Não há crime de desobediência quando a pessoa desatende a ordem e existe alguma lei prevendo uma sanção civil, administrativa ou processual penal para esse descumprimento, sem ressalvar que poderá haver também a sanção criminal.

Regra: se na Lei, houver previsão de sanção civil ou administrativa para o caso de descumprimento da ordem dada, não se configura o crime de desobediência.

Exceção: haverá delito de desobediência se, na Lei, além da sanção civil ou administrativa, expressamente constar uma ressalva de que não se exclui a sanção penal.

Fonte: dizer o direito.


Não deixe de conferir e aprender as principais mudanças e novidades do Novo CPC!http://www.carreiradoadvogado.com.br/principais-mudancasenovidades-do-novo-cpc-2

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4125
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/descumprir-medida-protetiva-de-urgencia-prevista-na-lei-maria-da-penha-configura-crime-de-desobediencia/370827093
Fale agora com um advogado online