jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024

Empregado reabilitado pode ser demitido?

há 3 anos
4
0
2
Salvar

Empregado reabilitado pode ser demitido?

o trabalhador que retorna do auxílio-doença, reabilitado pela Previdência Social, não pode ser demitido, exceto se for substituído por outro em condição semelhante, ou seja, também reabilitado.Tal proibição está no art. 93 da Lei 8.213/91 em seu parágrafo 1º, vejamos:

Art. 93 – (…) § 1o A dispensa de pessoa com deficiência ou de beneficiário reabilitado da Previdência Social ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias e a dispensa imotivada em contrato por prazo indeterminado somente poderão ocorrer após a contratação de outro trabalhador com deficiência ou beneficiário reabilitado da Previdência Social..

exigência é específica, o trabalhador demitido deve ser substituído por outro em condição igual, ou seja, se um reabilitado foi dispensado sem justa causa, deverá ser admitido outro na mesma condição, independente de quantos trabalhadores a empresa já possua nessa mesma condição.se o empregado tiver retornado de auxílio, com a condição de reabilitado pelo INSS, a empregadora não poderá demitir este trabalhador, sem atender aos critérios estabelecidos no dispositivo retro.

  • Sobre o autorA solução especializada e personalizada para todos seus problemas.
  • Publicações3
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1185
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-reabilitado-pode-ser-demitido/1132667321
Fale agora com um advogado online