jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Informativo de Jurisprudência nº 708, do Superior Tribunal de Justiça

Publicado por BLOG Anna Cavalcante
há 3 anos
2
0
0
Salvar

Oi!

Vamos conhecer mais um Informativo de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça?

Acesse o pdf da Edição nº 708 AQUI.

A edição é dedicada à apresentação do Conflito de Competência nº 177.100/CE, dirimido pela Terceira Seção para determinar que “(...) enquanto pendente manifestação do STF acerca do tema, deve ser mantida a jurisprudência até o momento aplicada que reconhece a competência dos Tribunais de Justiça Estaduais para julgamento de delitos comuns em tese praticados por Promotores de Justiça”.

A seguir, resumo do importante julgado:

TERCEIRA SEÇÃO

Processo: CC 177.100-CE, Rel. Min. Joel Ilan Paciornik, Terceira Seção, por unanimidade, julgado em 08/09/2021, DJe 10/09/2021.

Ramo do Direito: DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO PROCESSUAL PENAL

Tema: Foro por prerrogativa de função. Membros do Ministério Público e Magistrados (art. 96, III, da Constituição Federal). Crimes comuns não relacionados com o cargo. Competência do respectivo Tribunal de Justiça estadual.

DESTAQUE: Compete aos tribunais de justiça estaduais processar e julgar os delitos comuns, não relacionados com o cargo, em tese praticados por Promotores de Justiça.

____________________

Referências:

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Informativo de Jurisprudência nº 708. Disponível em < https://processo.stj.jus.br/SCON/SearchBRS?b=INFJ&tipo=informativo&livre=%270708%27.cod. >

________. ________. Conflito de Competência nº 177.100/CE, Relator Ministro Joel Ilan Paciornik - Terceira Seção, julgado em 08/09/2021, DJe 10/09/2021. Disponível em < https://scon.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia/toc.jsp?livre=%27202100102546%27.REG. >

____________________

Quem sou?

Advogada, especialista em Direito Penal, Processo Penal e Direito Tributário. Apaixonada pela produção de conteúdo jurídico online. Entusiasta na confecção de materiais jurídicos práticos para estudantes e profissionais do Direito.

Também estou no LinkedIn. Você pode me encontrar por lá: https://www.linkedin.com/in/anna-paula-cavalcantegfigueiredo

  • Publicações479
  • Seguidores350
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações100
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/informativo-de-jurisprudencia-n-708-do-superior-tribunal-de-justica/1280683431
Fale agora com um advogado online