jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Irmãos condenados por envolvimento na Máfia dos Fiscais podem aguardar em liberdade

Publicado por Direito do Estado
há 16 anos
0
0
0
Salvar

O ex-vereador paulista José Izar e seu irmão Willians José Izar, condenados a oito anos de prisão por envolvimento na “Máfia dos Fiscais”, vão aguardar em liberdade o julgamento da apelação interposta pela defesa contra a sentença condenatória. A decisão foi do ministro Março Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deferiu pedido de liminar no Habeas Corpus (HC) 94699 .

De acordo com o Ministério Público, os irmãos extorquiam ambulantes da região da Lapa em troca da emissão de permissão para trabalharem no local. O esquema da máfia ocorreu na gestão de Celso Pitta, na prefeitura da São Paulo, de 1996 a 2000.

A sentença, prolatada pela 4ª Vara Criminal de São Paulo, determinou o imediato início do cumprimento da pena. Para o ministro Março Aurélio, o princípio da não-culpabilidade exclui a possibilidade da execução provisória da pena, a menos que o pedido de prisão se fundamente, necessariamente, nos artigos 311 e 312 do Código de Processo Penal .

A decisão do ministro, de mandar recolher os mandados de prisão – com a conseqüente expedição do alvará de soltura dos irmãos Izar só vale se eles não estiverem presos por outros motivos que não os fatos presentes neste processo.

  • Publicações8088
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações82
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/irmaos-condenados-por-envolvimento-na-mafia-dos-fiscais-podem-aguardar-em-liberdade/19718
Fale agora com um advogado online