jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Juiz da Vara da Infância determina que Município do Rio reserve recursos para os conselhos tutelares

2
0
0
Salvar

O juiz Pedro Henrique Alves, novo titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, determinou que o Município do Rio inclua, antes da votação da proposta de lei orçamentária de 2015, recursos necessários ao funcionamento dos conselhos tutelares. A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público estadual que alegou ausência de rubrica específica para os conselhos tutelares no projeto de Lei 963/2014.

De acordo com a decisão, em caso de descumprimento, o Município terá que pagar multa diária de R$ 100 mil a partir do dia da votação.

Segundo o juiz, o Conselho Tutelar é encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e está amparado pela Constituição Federal, no seu artigo 227. Ele citou também o artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), que prevê punição na forma da lei por ação ou omissão.

“Desta forma, para resguardar os direitos fundamentais da criança e do adolescente do Município do Rio de Janeiro é indispensável o adequado funcionamento do Conselho Tutelar, não sendo razoável nem crível que para o ano de 2015 não haja um mínimo de dotação orçamentária neste sentido”, afirmou o magistrado.

O Município do Rio será citado na pessoa de seu procurador. O prefeito Eduardo Paes e o presidente da Câmara de Vereadores serão notificados da decisão.

Processo nº 0463703412014.8.19.0001

MCO/PC

  • Publicações12259
  • Seguidores1235
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações57
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-da-vara-da-infancia-determina-que-municipio-do-rio-reserve-recursos-para-os-conselhos-tutelares/158213653
Fale agora com um advogado online