jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Mais Celeridade com a eliminação do “Tempo Morto” do Processo

0
0
0
Salvar

A Constituição Federal brasileira assegura ao cidadão a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação. Da mesma forma, diz que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito (Art. , XXXV e LXXVIII da CF/88).

Mas como dar efetividade e rapidez nas decisões com um Judiciário que garante o acesso à Justiça e, ainda, possui um acervo de mais de 100 milhões de processos em tramitação no país?

O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul está dando efetividade às demandas que recebe com celeridade graças à Central de Processamento Eletrônico (CPE). Quando os autos estão na Central seu trâmite acelera, acabando-se com o chamado “Tempo Morto”, que é a fase em que o processo fica parado no cartório, aguardando rotinas feitas pelos funcionários nos atos meramente ordinatórios.

Por isto a CPE do Poder Judiciário de MS está fazendo uma verdadeira Revolução na Justiça Estadual. Com automação nas rotinas, padronização de procedimentos e atividades, uniformização dos modelos e servidores focados em suas tarefas, os jurisdicionados de MS podem contar com uma resposta efetiva em um tempo cada vez menor. Tudo isto sem aumento nos gastos públicos.

Este é o terceiro da série de textos explicativos para esclarecer aos advogados e a toda a sociedade acerca do funcionamento e benefícios da Central de Processamento Eletrônico de Feitos Judiciais.

  • Publicações14505
  • Seguidores737
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações496
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-celeridade-com-a-eliminacao-do-tempo-morto-do-processo/397964638
Fale agora com um advogado online