jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Mantido aumento da taxa de coleta de lixo em Alvorada

0
0
0
Salvar

Os Desembargadores do Órgão Especial do TJRS, durante julgamento realizado nesta segunda-feira (6/8), declararam constitucionais legislações do Município de Alvorada que aumentaram o valor da taxa de coleta de lixo na cidade.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi proposta pelo Partido dos Trabalhadores de Alvorada contra o Município e a Câmara Municipal.

Na ação o partido questiona a constitucionalidade dos Decretos Municipais

nºs 263/2009 e nº 292/2010, que estabeleceram novos valores da taxa de coleta de lixo e a Lei Municipal nº 2.408/2011, que reajustou o valor da taxa de coleta e destinação final do lixo.

Segundo o proponente, os decretos não poderiam instituir nem aumentar tributos por violar o art. 150, inciso I da Constituição Federal, que determina que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou au mentar tributo sem lei que o estabeleça. Já a Lei Municipal nº 2.408/2011, que aumentou a taxa de coleta de lixo em 30%, violaria o princípio da proporcionalidade e da razoabilidade.

O Procurador-Geral do Estado e o Ministério Público manifestaram-se pela improcedência do pedido.

Julgamento

No Órgão Especial, o relator da matéria foi o Desembargador Março Aurélio Heinz também votou pela improcedência do pedido.

Na decisão, o magistrado explica que a majoração da taxa de coleta de lixo, estabelecida pelos decretos somente são inconstitucionais se demonstrado o excesso à correção monetária do período, o que não ocorreu.

O relator também afirma que o aumento de 30% não suprimiu ou inviabilizou direito de caráter fundamental dos contribuintes, nem comprometeu pela excessiva carga tributária, não atentando contra a razoabilidade ou proporcionalidade do poder de tributar.

O valor de R$ 44,28 para cada Unidade Padrão de Referência (URP) é compatível com o serviço de remoção e destinação do lixo no município, sendo que a economia que mais paga é no valor de 3,58 URP s, conforme tabela que instituiu o tributo. Assim, não há vulneração do princípio do não-confisco (art. 150, IV da CF), decidiu o magistrado.

O voto foi acompanhado pela unanimidade dos Desembargadores do Órgão Especial do TJRS.

ADIN nº 70047173356

  • Publicações7827
  • Seguidores2076
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações580
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantido-aumento-da-taxa-de-coleta-de-lixo-em-alvorada/100021744
Fale agora com um advogado online